Considere o texto que segue.
“O SUS, tal como estabelecido nos dias atuais, é decorrente de uma história que se confunde com a nossa história.”
No início do século XXI, os serviços públicos de saúde estão descentralizados e com direção única em cada esfera de governo. As atividades de promoção da saúde e de prevenção de doenças contemplam a totalidade da população brasileira e são exercidas em todo o território nacional. Algumas conquistas na luta contra as doenças são mantidas e aperfeiçoadas, como, por exemplo, o uso das vacinas no combate a doenças transmissíveis, e outras, como o combate à malária na região norte do país, têm avanços e recuos. Ainda, outras doenças exigem ações sob a forma de programas com metas claras e definidas e um serviço que integre promoção de saúde, prevenção de doença, diagnóstico, tratamento e recuperação. Apesar do avanço no desenvolvimento de atividades para a solução de necessidades do setor de saúde no Brasil, há problemas que persistem em nosso meio, debilitando trabalhadores e ceifando vidas.
Texto adaptado de: BONOW, Germano Mostardeiro. O Sistema Único de Saúde (SUS). In: QUEVEDO, E. R; POMATTI, A. B. (org.). Museu de História da Medicina – MUHM: um acervo vivo que se faz ponte entre o ontem e hoje. Porto Alegre: Evangraf, 2016. p. 95-110.
Você deverá elaborar uma redação sobre o tema: Que pontos críticos persistem na tarefa de proporcionar boas condições de saúde para a população brasileira?
Instruções:
1. O texto elaborado deve abordar o tema proposto. Deve ter caráter dissertativo com uma ideia principal e argumentos que a sustentem por meio de apresentação, desenvolvimento e desfecho. Além da abordagem do tema e do caráter dissertativo, estarão sob avaliação outros aspectos, como ponto de vista claramente explicitado e criativo; coesão e coerência textuais; frases complexas e vocabulário variado, bem como a expressão na língua padrão escrita do português brasileiro.
2. Apresente um título para sua redação na primeira linha da Folha de Resposta para a Redação.
3. A versão final do texto deve ter, no mínimo, 20 (vinte) linhas, excluindo-se o título, e, no máximo, 60 (sessenta) linhas. A não observância do número mínimo e máximo de linhas poderá acarretar nota zero na redação (cf. subitem 4.1.1.1 do edital).
4. O texto definitivo deve ser escrito, preferencialmente, com caneta esferográfica de tinta azul. A letra deve ser legível e de tamanho regular.
5. Não insira assinatura, rubrica, marcas, sinais ou qualquer outra forma de identificação além da solicitada, fora do campo próprio, sob pena de eliminação.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



