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Q147982 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: FAURGVer cursos
Ano: 2021
Órgao: SES RS - Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul
Cargo: Especialista em Saúde

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Considere o texto que segue.

O planejamento é uma importante ferramenta para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a responder, de forma efetiva e oportuna, às necessidades de saúde da população em um contexto dinâmico, mutável e permeável a situações estruturais, conjunturais, político-institucionais, econômicas, sociais e ambientais. O planejamento em saúde, mais do que uma ação obrigatória e contínua, constitui-se em um ato vivo, processual e, portanto, em uma prática técnica e política permeável às situações de contexto, que requer a participação dos mais distintos atores em seu processo de construção. Tem como norteadoras a análise situacional e outras evidências técnico-científicas para instrumentalizar e qualificar as escolhas e a tomada de decisão. As diretrizes que norteiam o planejamento do SUS não configuram mera retórica, mas uma ação integrada ao planejamento governamental, que acata as determinações das instâncias de pactuação, cujas metas e indicadores são monitorados e avaliados de modo a dar transparência e visibilidade aos esforços empreendidos pela gestão do sistema estadual de saúde.

Texto adaptado de SANTOS, Maria Aparecida; LANDIM, Edivânia Lucia Araujo Santos; FARIAS, Tércio Santana. Planejamento em Saúde no Contexto da Pandemia da Covid-19, Bahia, Brasil. In: Revista Baiana de Saúde Pública. v. 45, n. esp. 2, abr./junh. 2021. p. 80-91. Disponível em https://docs.bvsalud.org/biblioref/2021/10/1342816/rbsp_452_08_3492.pdf. Acessado em 15 de novembro de 2021.

Você deverá elaborar uma redação sobre o tema: Que pontos ou aspectos seriam importantes no planejamento de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) diante do contexto atual da saúde da população brasileira?

Instruções:

1. O texto elaborado deve abordar o tema proposto. Deve ter caráter dissertativo com uma ideia principal e argumentos que a sustentem por meio de apresentação, desenvolvimento e desfecho. Além da abordagem do tema e do caráter dissertativo, estarão sob avaliação outros aspectos, como ponto de vista claramente explicitado e criativo; coesão e coerência textuais; frases complexas e vocabulário variado, bem como a expressão na língua padrão escrita do português brasileiro.
2. Apresente um título para sua redação na primeira linha da Folha de Resposta para a Redação.
3. A versão final do texto deve ter, no mínimo, 20 (vinte) linhas, excluindo-se o título, e, no máximo, 60 (sessenta) linhas. A não observância do número mínimo e máximo de linhas poderá acarretar em nota zero na redação (cf. subitem 4.1.1.1 do edital).
4. O texto definitivo deve ser escrito, preferencialmente, com caneta esferográfica de tinta azul. A letra deve ser legível e de tamanho regular.
5. Não insira assinatura, rubrica, marcas, sinais ou qualquer outra forma de identificação além da solicitada, fora do campo próprio, sob pena de eliminação.


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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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