“Os(as) assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais de distintos segmentos das classes subalternas em suas relação com o bloco do poder e nas iniciativas coletivas pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes políticas públicas.” (Iamamoto, 2009).
A partir da assertiva acima, responda:
a) O que é a “questão social” e qual a sua importância para a profissão?
b) Estabeleça a relação entre “questão social”, Estado e políticas sociais utilizando autores de Serviço Social vinculados à corrente teórico metodológica hoje hegemônica na profissão.
c) Disserte brevemente sobre o debate acerca do cidadão pobre/cidadão consumidor (Mota, 2006) e sua vinculação com os direitos de cidadania na atual conjuntura brasileira.
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Neste número o Boletim da Vigilância Socioassistencial apresenta os resultados do cálculo dos novos indicadores de desenvolvimento dos CRAS e dos CREAS referentes ao ano de 2014, cuja proposta havia sido apresentada no mês de dezembro à Comissão Intergestores Tripartite – CIT. Desde o seu primeiro cálculo, em 2007/2008, o antigo Indicador de Desenvolvimento dos CRAS – IDCRAS – cumpriu um papel importante para nortear o horizonte almejado pelos implementadores da política de assistência social. Contudo, o remodelamento do indicador se fazia necessário, não apenas em função de aprimoramentos metodológicos, mas também em decorrência dos avanços já conquistados e das novas perspectiv…
A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é um importante instrumento legal para o enfrentamento à violência doméstica no Brasil. Nesse contexto, o capítulo II da Lei 11.340/2006 prevê uma séria de medidas de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, tendo em vista, que a maioria dos agressores são os maridos, companheiros ou algum familiar e, em grande parte das situações, as mulheres dependem financeiramente dos agressores, como se observa do art. 9º da citada lei, in verbis:
“Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes prev…
Em 1989, o deputado federal Paulo Delgado apresentou um projeto que propunha a extinção gradativa dos manicômios e sua substituição por serviços territoriais. A proposta original, com muitas alterações, deu origem à Lei nº 10.216/2001, a Lei Nacional da Reforma Psiquiátrica.
Com base na referida Lei:
a) analise 3 (três) direitos da pessoa portadora de transtorno mental.
b) indique o responsável pelo desenvolvimento da política de saúde mental e seus participantes.
c) apresente os serviços que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial, da qual o Assistente Social é parte da equipe técnica.



