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Q147874 | TI - Segurança da Informação
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022
Órgao: TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Cargo: Analista Judiciário - TJ DFT

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Uma empresa está implementando um projeto de interconexão de suas redes locais entre sua matriz e filial, as quais residem em cidades diferentes, como forma de agilizar o trâmite de informações e documentos entre elas. O objetivo do projeto é que matriz e filial tenham acesso à mesma rede, conforme figura a seguir.

A matriz possui 254 hosts possíveis e a filial possui a mesma capacidade de hosts, porém existem 2 vlans subdividindo a rede na metade. Durante o processo de implementação do link, um prestador de serviço instalou o malware_1 na aplicação, o qual permitia o retorno do prestador de serviço quando quisesse à aplicação. Este descobriu usuário e senha da aplicação de um funcionário da empresa, que estava escrito em um papel sob o teclado. Após a instalação e início do tráfego de dados entre matriz e filial, o prestador de serviços identificou que os dados fornecidos pelos usuários não são validados, filtrados ou limpos pela aplicação invadida e dados hostis são usados diretamente em consultas dinâmicas ou invocações não parametrizadas para um interpretador sem terem sido processadas de acordo com seu contexto. Tais fatos permitem o ataque do malware_2.

A partir desse contexto, responda:
a) Quais são os tipos de redes da matriz e sua filial antes e após a sua interconexão?
b) Identifique 4 endereços de rede possíveis para a matriz considerando endereço de rede 10.9.16.0.
c) Identifique 1 endereço possível em cada uma das vlans da filial considerando endereço de rede 10.9.20.0.
d) Identifique os malware_1 e malware_2 e descreva seus funcionamentos.
e) Segundo Open Web Application Security Project (OWASP), quais são as medidas preventivas a serem adotadas contra ataques do malware_2?


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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