Segundo Thiago Barros, a difusão significa, acima de tudo, ações que visam divulgar, comunicar, tornar público etc. o acervo dos arquivos públicos. Busca aproximar as instituições arquivísticas públicas das sociedades que produziram os documentos, mediante vários recursos (Barros, 2020, p. 77).
BARROS, Thiago Henrique Bragato. Arquivos permanentes: aspectos iniciais de sua organização. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (orgs.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro, Editora FGV, 2020, p. 65-82.
Explicite como pode ser desenvolvida a função da difusão dos acervos e indique alguns desses recursos que podem ser explorados para tal. Complemente com exemplos.
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“A gestão de documentos é fundamental para que qualquer organização possa realizar sua missão e atingir suas metas. Em diferentes fases, considerando a perspectiva de Rhoads (1989), o arquivista deve assumir um lugar de protagonista, uma vez que possui o conhecimento técnico e científico para elaborar o planejamento necessário à implantação e manutenção de um programa de gestão de documentos.” Oliveira, 2015, p.156
OLIVEIRA, Lucia Maria Velloso de. A gestão de documentos e os documentos produzidos no desenvolvimento de atividades científicas. In: OLIVEIRA, Lucia
Maria Velloso de; SILVA, Maria Celina Soares de Mello e (orgs.). Gestão de documentos e acesso à informação: desafios e diretrizes …
A “Fé Pública” dos documentos, certamente como resultado de um valor simbólico, entendido como fundamental na organização das sociedades modernas, constitui um bem jurídico que ao Estado cabe preservar.
Discorra sobre o que justifica essa responsabilização do Estado e qual sua relação com a Ética Profissional do Arquivista.



