Na vertente hegemônica do Serviço Social, a questão social é a base de fundação da profissão como especialização do trabalho. Na contemporaneidade, o pensamento conservador repõe características para essa problemática que colidem com essa visão hegemônica.
a) Como o pensamento conservador caracteriza a questão social?
b) Apresente um dos principais desafios da Assistência Social frente à ofensiva conservadora.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em um shopping center da cidade, um grupo de cinco adolescentes entre 14 e 17 anos decide se encontrar e passar a tarde juntos. Algumas pessoas que estão no local, percebendo o perfil do grupo de adolescentes, começam a olhar com desconfiança e a sussurrar entre si, criando um clima de tensão. Em um determinado momento, um dos funcionários da segurança do shopping se aproxima do grupo, questionando-os se eles estão ali para causar problemas. Os adolescentes sentem-se constrangidos pela abordagem ostensiva. Essa situação cria um ambiente hostil para os jovens, que, mesmo sem ter cometido ato infracional, enfrentam um questionamento sobre seu comportamento.
Com base na situação descrita, anali…
A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é um importante instrumento legal para o enfrentamento à violência doméstica no Brasil. Nesse contexto, o capítulo II da Lei 11.340/2006 prevê uma séria de medidas de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, tendo em vista, que a maioria dos agressores são os maridos, companheiros ou algum familiar e, em grande parte das situações, as mulheres dependem financeiramente dos agressores, como se observa do art. 9º da citada lei, in verbis:
“Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes prev…
Tendo em vista as transformações que marcam o capitalismo nos últimos trinta anos, disserte sobre as alterações nos direitos sociais e as novas expressões da “questão social” no Brasil e seus impactos para o trabalho do assistente social a partir das análises de José Paulo Netto e/ou Marilda Iamamoto, considerando:
a) a implementação do neoliberalismo no Brasil e seu rebatimento nas políticas sociais;
b) a dimensão técnico-operativa do Serviço Social.



