Considere a seguinte situação hipotética:
Com base em deliberação dos órgãos técnicos competentes, o governador do Distrito Federal editou atos de tombamento de dois imóveis vizinhos, um pertencente à União e o outro, a Pedro Togico. As duas partes foram notificadas. A União impugnou o tombamento, dentro do prazo, alegando a impossibilidade do ato em razão do princípio da hierarquia verticalizada. Pedro deixou transcorrer in albis o prazo que lhe fora concedido.
A partir dessa situação hipotética, responda, justificadamente, aos seguintes questionamentos.
1 Procede o argumento apresentado pela União, segundo entendimento do STF?
2 A partir de que momento começam a surtir os efeitos do tombamento para as partes citadas?
3 Conforme a classificação legal, como o tombamento do imóvel da União se diferenciaria do tombamento do imóvel de Pedro em relação ao procedimento e à eficácia?
4 Caso os tombamentos sejam efetivados, as partes em questão terão direito a algum tipo de indenização?
5 Há obrigatoriedade de um ou mais tipos de registro dos atos de tombamento?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considerando as disposições da Lei n.º 8.429/1992 e o entendimento jurisprudencial do STF referente à improbidade administrativa, redija um texto dissertativo, de maneira fundamentada, abordando os seguintes aspectos:
1 – natureza do ato de improbidade administrativa; [valor: 0,90 ponto]
2 – evolução da legislação e da jurisprudência do STF acerca das modalidades do ato de improbidade, considerando o elemento subjetivo; [valor: 1,40 ponto]
3 – possibilidade, ou não, de retroatividade da legislação mais benéfica ao agente de ato de improbidade, no contexto do direito administrativo sancionador; [valor: 0,80 ponto]
4 – prescritibilidade das ações de ressarcimento ao erá…
Em determinado estado da Federação, no qual ainda não foi editada lei que disponha sobre o regime jurídico dos servidores públicos, o governador pretende criar uma autarquia para a execução da política de regularização fundiária em áreas rurais e instituir empresa pública direcionada ao exercício de atividade econômica. Segundo a proposta do governador, os servidores do quadro permanente da autarquia serão submetidos ao regime celetista e os da empresa pública, ao regime estatutário.
A partir da situação hipotética apresentada, responda, em um texto dissertativo, aos seguintes questionamentos, de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), a legislação pertinente e a jurisprudência do ST…
Durante a realização de vistoria a uma ponte do município X, a defesa civil municipal identificou a presença de fissuras visíveis e risco de colapso, motivo por que emitiu um relatório técnico recomendando a imediata manutenção da ponte. Apesar da recomendação formal, o município X não adotou as providências no prazo adequado. Meses depois, durante o usual período de chuvas da região, o qual não foi mais chuvoso que o normal, a ponte desabou, causando prejuízos materiais e pessoais para os moradores que utilizavam a via diariamente. Um dos cidadãos afetados pelo desabamento ajuizou ação de indenização contra o município, alegando omissão específica na manutenção da obra pública. A defesa do …



