O corpo de uma mulher foi encontrado na piscina de uma casa à beira mar da praia de Pirangi do Norte. Tal piscina se situava voltada para o mar e, na faixa de areia defronte ao acesso ao imóvel pela praia, foram encontradas marcas de pneumáticos compatíveis com um veículo do tipo picape. Ficou determinado que a morte se deu por afogamento e, entre os achados periciais relevantes, estavam água nos pulmões com alta concentração de cloreto de sódio e a presença de dinoflagelados (protozoários marinhos) nesta. Exames complementares demonstraram que a vítima foi estuprada antes da morte e material seminal foi recuperado no canal vaginal em meio a partículas de areia. Uma avaliação genética desse material revelou um perfil genético masculino com as seguintes características:
Locus 1: 7/9;
Locus 2: 11/13;
Locus 3: 18/25.
Obs.: Nessa notação, são apresentados os alelos de cada locus. Exemplo: no locus 1 apresentado, o perfil apresenta os alelos 7 e 9; no locus 2, os alelos 11 e 13; no locus 3, os alelos 18 e 25.
A investigação apurou que, na noite anterior, a casa foi frequentada por oito pessoas além da vítima, sendo que, destas, cinco eram homens. O perfil genético de quatro desses homens era:
Homem A – Homem B – Homem C – Homem D
Locus 1: 6/10 – 8/11 – 8/9 – 11/12
Locus 2: 10/12 – 14/16 – 11/15 – 10/16
Locus 3: 17/22 – 21/24 – 18/26 – 23/23
Com base nessas informações, discuta as possíveis conclusões desse caso, apontando onde se deram os fatos mais relevantes (conjunção carnal e morte), quem teve conjunção carnal com a vítima (entre os quatro homens ou um quinto possivelmente relacionado a um deles) e outras informações que julgar relevante para a investigação.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um dos testes preliminares para constatação da natureza sanguínea de um vestígio, conhecido por Teste de Kastle-Meyer, é baseado na atividade de peroxidase de componentes do sangue (como a hemoglobina) e em uma solução alcalina de fenolftaleína em sua forma reduzida (denominada solução de Kastle-Meyer). Sabe-se que a fenolftaleína somente funciona com um indicador de pH quando está na sua forma oxidada e que o sangue é capaz de decompor o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio molecular. Com base nessas informações, explique as reações químicas envolvidas na preparação da solução de Kastle-Meyer e o funcionamento do teste em questão.
O corpo de uma mulher foi encontrado na piscina de uma casa à beira mar da praia de Pirangi do Norte. Tal piscina se situava voltada para o mar e, na faixa de areia defronte ao acesso ao imóvel pela praia, foram encontradas marcas de pneumáticos compatíveis com um veículo do tipo picape. Ficou determinado que a morte se deu por afogamento e, entre os achados periciais relevantes, estavam água nos pulmões com alta concentração de cloreto de sódio e a presença de dinoflagelados (protozoários marinhos) nesta. Exames complementares demonstraram que a vítima foi estuprada antes da morte e material seminal foi recuperado no canal vaginal em meio a partículas de areia. Uma avaliação genética desse …



