O Supremo Tribunal Fededral decidiu, no julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade nº. 1.842, relativa à Lei Complementar nº. 87/1997, do Estado do Rio de Janeiro, organizadora da respectiva Região Metropolitana, que a titularidade das funções e dos serviços públicos de interesse comum, em regiões metropolitanas, é do colegiado formado pelos municípios e pelo estado federado. A decisão do Supremo Tribunal Federal impõe nova organização da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, nos termos do artigo 25, §3º, da Constituição Federal e do artigo 75 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.
Em cumprimento da decisão do STF, o Estado do Rio de Janeiro editou a Lei Complementar nº. 184, de 27 de dezembro de 2018, em que definiu como de titularidade metropolitana, dentre outros, o serviço de saneamento básico.
Diante desse cenário jurídico, pergunta-se:
a) O Município do Rio de Janeiro pode ser recursar a integrar a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, invocando a sua autonomia federativa e, em especial, a prestação deficiente, ao longo de muitos anos, do serviço pela empresa estadual de saneamento? Justifique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Servidores públicos de três categorias, a saber, professores, policiais civis e policiais militares do Estado Alfa decidiram entrar em greve a partir do dia primeiro do próximo mês. Alegam os agentes públicos sucateamento de suas respectivas carreiras (por falta de condições materiais e de pessoal adequadas para exercício de suas funções legais) e defasagem de seus vencimentos, que não são objeto de recomposição da inflação há cinco anos, de maneira que a norma constitucional que assegura a revisão geral anual de suas remunerações vem sendo inobservada pelo Estado Alfa.
Diante da situação hipotética narrada, com base na legislação sobre a matéria e na jurisprudência do Supremo Tribunal Fede…
Após recebimento de denúncia anônima, agentes da polícia civil invadiram, no período da noite, quarto de hotel, com o objetivo de proceder à busca e à apreensão de materiais e documentos supostamente utilizados por determinado hóspede em crimes relacionados à clonagem de cartões de crédito. Os materiais e os documentos obtidos durante a invasão do quarto de hotel foram as únicas provas que alicerçaram a denúncia oferecida pelo MP. Com base nessas provas, foram tomados depoimentos de diversas testemunhas, os quais serviram, também, de fundamento para a condenação do réu.
Com base nessa situação hipotética, redija texto dissertativo sobre a (in)constitucionalidade da operação policial, abordan…
Discorra sobre Controle de Constitucionalidade. Da questão discursiva deverá constar obrigatoriamente:
a) legitimados à propositura da ação direta de inconstitucionalidade;
b) papel do Procurador-Geral da República;
c) inconstitucionalidade por omissão.



