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Q146504 | Direito Constitucional
Banca: IBFCVer cursos
Ano: 2021
Órgao: PGM - Rio de Janeiro/RJ
Cargo: Procurador

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O Supremo Tribunal Fededral decidiu, no julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade nº. 1.842, relativa à Lei Complementar nº. 87/1997, do Estado do Rio de Janeiro, organizadora da respectiva Região Metropolitana, que a titularidade das funções e dos serviços públicos de interesse comum, em regiões metropolitanas, é do colegiado formado pelos municípios e pelo estado federado. A decisão do Supremo Tribunal Federal impõe nova organização da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, nos termos do artigo 25, §3º, da Constituição Federal e do artigo 75 da Constituição do Estado do Rio de Janeiro.

Em cumprimento da decisão do STF, o Estado do Rio de Janeiro editou a Lei Complementar nº. 184, de 27 de dezembro de 2018, em que definiu como de titularidade metropolitana, dentre outros, o serviço de saneamento básico.

Diante desse cenário jurídico, pergunta-se:

a) O Município do Rio de Janeiro pode ser recursar a integrar a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, invocando a sua autonomia federativa e, em especial, a prestação deficiente, ao longo de muitos anos, do serviço pela empresa estadual de saneamento? Justifique.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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