Considere o caso hipotético a seguir e responda de forma fundamentada, em até 15 (quinze) linhas, indicando os dispositivos legais que incidam sobre o caso. Um servidor público estadual aposentou-se em 05.12.1999 com a incorporação de uma gratificação de desempenho. O ato inicial de aposentadoria foi enviado à Corte de Contas em 04.11.2003, tendo sido apreciado em 30.05.2006, data em que foi proferido julgamento pela rejeição da aposentadoria, determinando o decote da gratificação que teria sido indevidamente incorporada aos proventos. Foi interposto mandado de segurança, aduzindo:
1) Entre o ato inicial de aposentadoria, perpassando pelo ingresso do processo administrativo no TCE e o indeferimento do registro do benefício, transcorreu período de tempo superior a cinco anos, tendo a Administração Pública decaído de seu poder de rever a aposentadoria;
2) O TCE violou o direito do impetrante de ver assegurada a observância do princípio do devido processo legal e do contraditório, considerando não ter sido o impetrante intimado para se manifestar nos autos do processo administrativo, ainda mais que no caso houve redução de seus proventos.
Estão corretas as teses 01 e 02, considerando a jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal sobre os temas?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Analise o caso hipotético seguinte: O Prefeito Municipal de Formiga/MG expediu consulta jurídica com o seguinte apontamento: há um requerimento de promoção na carreira, protocolado pelo servidor municipal Aníbal. O deferimento do pedido de Aníbal implica o indeferimento da promoção do servidor Jerônimo, ambos integrantes da mesma carreira de auditor municipal. Quanto ao processo administrativo para analisar o pedido de Aníbal e apurar se faz jus à promoção, podem ser observados os ditames da Lei Federal nº 9.784/99? Marcondes, servidor concursado no Município, ocupante de cargo de escolaridade de nível superior, primo do Aníbal, com quem convive pouco, pode ser designado como autoridade proc…
Analise o caso hipotético seguinte. O Prefeito do Município de Formiga/MG expediu consulta ao Advogado Social atuante junto ao poder local, com o seguinte questionamento: considerando a denúncia anônima recebida de um cidadão local quanto ao atendimento com abuso de poder perpetrado por um Agente Social do CREAS, esclareça às seguintes dúvidas: diferenciar as hipótese de abuso de poder, explicar a diferença entre impedimento e suspeição no procedimento para apuração de responsabilidade e delimitar a responsabilidade do agente.
Na condição de Advogado Social do CREAS municipal, redija um parecer devidamente estruturado, em texto coeso, claro e conciso, juridicamente fundamentado, que esclareç…



