A Agenda 2030, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um plano de ação para os indivíduos, o planeta e a prosperidade. Ela busca fortalecer a paz, proporcionando mais liberdade, e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo-se a pobreza extrema, e é um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as suas 169 metas buscam assegurar os direitos humanos e alcançar a igualdade de gênero. Os ODS são objetivos integrados, indivisíveis e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. As questões relativas à educação envolvem o ODS 4 e são imprescindíveis, porque mais da metade das crianças e dos adolescentes de todo o mundo não atingiram os padrões básicos de proficiência em leitura e matemática. É essencial promover esforços concentrados para melhorar a qualidade da educação. As disparidades na educação em termos de gênero, situação de domicílio (urbano-rural) e outras dimensões ainda são muito profundas, e mais investimentos em infraestrutura educacional são necessários, com destaque para os países em desenvolvimento. O ODS 4 visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
IPEA. ODS 4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem
ao longo da vida para todas e todos. 2019. Internet: <www.ipea.gov.br> (com alterações).
A prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação básica já é lei (Lei nº 13.935/2019). Além disso, o Congresso Nacional aprovou também o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), com mais recursos que podem ser aplicados, inclusive, para a efetivação da Lei n.º 13.935/2019 nos estados.
Internet: <www.cfess.org.br> (com adaptações).
A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social, e que numa sociedade organizada a partir da contradição básica entre aqueles que produzem a riqueza social e aqueles que exploram os seus produtores e expropriam sua produção.
Internet: <www.cfess.org.br> (com adaptações).
Lei n.º 9.394, de dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Art. 1.º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Internet: <www.planalto.gov.br>.
Considerando que os textos precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do seguinte tema.
EDUCAÇÃO E SERVIÇO SOCIAL
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 serviço social e redes públicas de educação básica; [valor: 4,00 pontos]
2 política de educação, questão social e direito a educação; [valor: 3,50 pontos]
3 dimensão educativa na ação do assistente social na área da educação e exemplos. [valor: 2,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Defina o instituto jurídico da decadência e registre, justificando sua posição, a possibilidade de suspensão do prazo decadencial.
Considerando as dimensões do serviço social e seu instrumental técnico-operacional, redija um texto dissertativo acerca da visita domiciliar no âmbito de atuação do assistente social. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 definição de visita domiciliar; [valor: 10,00 pontos]
2 aspectos relevantes para a realização da visita domiciliar, à luz do projeto ético-político do serviço social; [valor: 12,00 pontos]
3 condutas que devem ser evitadas pelo assistente social durante a visita domiciliar. [valor: 6,50 pontos]
Embora a ciência tenha comprovado que, do ponto de vista biológico, não há raças, e, sim, uma única raça, a humana, os índices de desigualdades raciais tendem a revelar o quão distante as conclusões da ciência genética estão da realidade vivida pelas pessoas que carregam em seus corpos as marcas de ancestralidade africana. Em sociedades em que manifestações racistas convivem com o discurso da democracia racial, os mecanismos jurídicos que condenam tais atitudes não têm dado conta da magnitude do preconceito e da discriminação racial. Em todas as esferas da vida social, as populações negra e indígena são as que mais aparecem em desvantagens socioeconômicas e de representação em espaços de pod…



