Lucas, de 5 anos de idade, foi levado por sua mãe a uma unidade básica de saúde (UBS) de referência, porque apresentava perda de peso e de apetite, náusea, dor no corpo, palidez na palma das mãos e vômito. Após a realização da consulta, o pediatra solicitou exames complementares. Duas semanas depois, em nova consulta com o pediatra, e já com os resultados dos exames, os pais de Lucas foram informados do diagnóstico da criança: linfoma.
Ao buscar atendimento psicológico, a mãe de Lucas prestou o seguinte depoimento: “Eu e meu marido nunca imaginaríamos passar por isso. Quando o médico falou ‘linfoma’, logo pensei: é grave. Ainda bem que meu marido estava comigo. Ele sempre foi meu suporte. Desejamos Lucas desde o início de nosso namoro. Ter um filho sempre foi um sonho compartilhado. Trabalhamos muito para conseguir alcançar nossos sonhos. A primeira coisa que pensei foi: mas sempre cuidei com tanto zelo; meu marido sempre foi o melhor pai que meu filho poderia ter; Lucas sempre foi tão amado… Por que com meu filho? Quando o médico começou a nos explicar a real situação, nosso chão abriu. Meu marido apertava minha mão com tanta força, que não sei como explicar. Parecia que eu estava em um pesadelo. Hoje, com tudo menos turbulento, a doença ficou mais clara e a importância do tratamento também. Lucas está mais tranquilo e tem uma noção do que estar por vir. Estamos decididos a dar tudo pelo Lucas, como fizemos desde sempre. O tratamento começará na próxima semana” (sic).
Considerando o caso clínico hipotético apresentado, redija um texto abordando os seguintes aspectos:
1 o impacto diagnóstico para Lucas; [valor: 3,00 pontos]
2 os possíveis efeitos emocionais para Lucas; [valor: 3,00 pontos]
3 o papel do psicólogo junto à criança e à família. [valor: 3,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O sistema de justiça brasileiro adota múltiplos métodos de resolução de conflitos, quer heterocompositivos, quer autocompositivos. A justiça restaurativa constitui um desses meios de solução de controvérsias. Considerando esse tema, redija um texto dissertativo acerca dos seguintes aspectos relativos à justiça restaurativa:
1 as hipóteses em que ela pode ser aplicada; [valor: 14,00 pontos]
2 quatro princípios que a orientam; [valor: 12,00 pontos]
3 o seu procedimento. [valor: 12,00 pontos]
A gestão estratégica de pessoas integra o planejamento estratégico e o planejamento de recursos humanos, implementando políticas e práticas que contribuam para uma organização alcançar seus objetivos estratégicos. Uma das atividades importantes do planejamento de gestão de pessoas é a análise interna.
Considerando que o fragmento de texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca dos elementos essenciais da análise interna no planejamento estratégico de gestão de pessoas, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
1 análise da cultura; [valor: 12,00 pontos]
2 análise das competências; [valor: 14,00 pontos]
3 análise da composição. [valor: 12,00 po…
Jonas e Aline são pais de Ana, que tem 1 ano e 8 meses de idade. Eles procuraram atendimento especializado, após encaminhamento da atenção primária, para investigação de transtorno do espectro autista. De acordo com o relato dos pais, Ana nasceu a termo e sem intercorrências durante o pré-natal, parto e pós-parto. Ela foi alimentada com leite materno até os 3 meses de idade, quando, de acordo com os pais, voluntariamente parou de mamar. A mãe relatou que achou o fato estranho porque nunca tinha tido notícias de bebês que deixavam de mamar repentinamente. O casal relatou que Ana é filha única, mas que ambos vieram de família grande, de modo que convivem rotineiramente com outras crianças.
Pel…



