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Q145423 | Administração Geral e Pública
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2022
Órgao: DP DF - Defensoria Pública do Distrito Federal
Cargo: Analista de Apoio à Assistência Judiciária - DP DF

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Determinado programa governamental iniciado em 2015 prevê a distribuição de computadores para 700 escolas públicas da educação básica do Distrito Federal. Até o momento, foram distribuídos aproximadamente 10.000 computadores pelo programa. O órgão responsável pelo programa conta com 4 colaboradores na área de TI, e não existe um sistema automatizado e centralizado com todas as informações dos computadores que foram distribuídos, de forma que algumas dessas informações somente podem ser obtidas se coletadas ou confirmadas manualmente.

O serviço de informação ao cidadão (SIC) do órgão gestor desse programa, estabelecido conforme determina a Lei n.º 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), recebeu uma solicitação de acesso a informações referentes a todos os computadores distribuídos pelo programa entre 2015 e 2020, incluídas várias informações detalhadas que teriam de ser coletadas pessoalmente nas escolas e em outros locais onde se encontravam os computadores.

O responsável por responder à solicitação enviada ao SIC inicialmente negou o fornecimento da informação, sob a justificativa de que não havia no pedido uma motivação plausível para acesso àquele conjunto de informações, especialmente com tal nível de detalhamento.

Após a interposição de recurso de primeira instância pelo solicitante, e diante da impossibilidade de apresentar todas as informações reais em tempo hábil, o mesmo agente público estimou e forjou vários dados para compor a resposta, tendo fornecido informações parcialmente incorretas e imprecisas.


A partir da situação hipotética apresentada, redija um texto respondendo, de forma justificada e fundamentada nas disposições da Lei de Acesso à Informação, aos seguintes questionamentos.

1 A lei respalda a negativa de acesso à informação com base na justificativa indicada pelo agente público nessa situação? [valor: 3,50 pontos]
2 Nos termos da citada lei, o fornecimento de informações incorretas ou imprecisas na resposta do recurso de primeira instância poderá configurar quais condutas ilícitas? [valor: 3,00 pontos]
3 Na situação em apreço, a qual penalidade mínima o agente público estará sujeito? [valor: 3,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaAdministração Geral e Pública
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