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Q145422 | TI - Redes de Computadores e Informática
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2022
Órgao: DP DF - Defensoria Pública do Distrito Federal
Cargo: Analista de Apoio à Assistência Judiciária - DP DF

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ITIL é um conjunto de boas práticas operacionais que pode ser aplicado na gestão de tecnologia da informação de uma empresa, com o principal objetivo de melhoria da qualidade dos serviços de TI da empresa, por meio de uma gestão com foco no cliente. Nesse caso, o trabalho é feito mediante um conjunto abrangente de processos e procedimentos de governança, que são separados em disciplinas. Como consequência, a organização pode fazer uma política que alinhe a TI ao core business da corporação e às suas principais estratégias de mercado. Uma das principais vantagens de ITIL é a sua flexibilidade: não há a necessidade de a organização adotar todos os métodos e as rotinas definidos pela política de gestão para que possa ter grandes melhorias nos seus processos internos. Assim, ITIL aplica-se com facilidade em diferentes realidades e mercados.

Internet: <blog.teclogica.com.br> (com adaptações).


Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito de ITIL, abordando:

1 três objetivos do processo gerenciamento de problema, identificando o livro no qual ele é descrito; [valor: 3,00 pontos]
2 três objetivos do processo gerenciamento de nível de serviço, identificando o livro no qual ele é descrito; [valor: 3,50 pontos]
3 três objetivos do processo gerenciamento de mudança, identificando o livro no qual ele é descrito. [valor: 3,00 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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