Entender como a Lei de Acesso à Informação é utilizada pela população é fundamental para sugerir e cobrar do poder público o que deve ser melhorado em termos de transparência.
Com o uso de aprendizado de máquina e classificação manual, a Transparência Brasil analisou mais de dez mil pedidos de acesso à informação recebidos pelo Poder Executivo federal e por outros 33 órgãos das diferentes esferas de poder e níveis federativos. Dos mais de 10 mil pedidos, quase 70% foram classificados pela Transparência Brasil dentro dos temas “controle social” (35%) e “atividade-fim” (34%). A análise permitiu verificar que, em regra, os órgãos públicos não utilizam linguagem clara para se comunicar com os cidadãos, tampouco têm uma gestão adequada dos documentos e dados que produzem.
Transparência Brasil. ABRAJI. O que a população quer saber do
poder público? Uma análise de respostas a pedidos de acesso à
informação de órgãos de todos os poderes e níveis federativos.
Projeto Achados e Perdidos, nov./2018 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto atendendo ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre como o acesso à informação se relaciona com a gestão de documentos, especialmente a gestão de documentos digitais. [valor: 5,00 pontos]
2 Defina transparência ativa e transparência passiva. [valor: 2,00 pontos]
3 Apresente quatro tipos de informação contempladas no escopo da transparência ativa. [valor: 2,50 pontos]
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