O Tribunal de Contas da União (TCU), em auditoria realizada em um órgão público federal, avaliou a plausibilidade da justificativa apresentada na escolha do laboratório X para disponibilização de vacinas contra o Coronavírus. Após a realização do trabalho inicial, os auditores identificaram o seguinte achado.
Achado: A equipe de planejamento da contratação concluiu que a escolha pelo laboratório X se deve à eficiência de cerca de 80% da vacina por ela produzida. Para justificar esse fato, foi considerada pesquisa que apontou que apenas 9 entre 15 pessoas não contraíram o vírus após receberem essa vacina.
Considerando a situação hipotética precedente, discorra sobre:
- a finalidade dos testes de hipóteses;
- o teste a ser considerado na situação analisada; e
- conclusões a serem tomadas, considerando 5% de significância.

Obs.: Na tabela, estão valores para P (Z < Z0), considerando a distribuição normal.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Ministério da Saúde, em parceria com universidades federais e empresas de tecnologia, iniciou em 2023 um programa de telemedicina em comunidades rurais isoladas da Região Norte do Brasil. O projeto foi concebido para enfrentar três problemas centrais:
-
- Escassez de médicos especialistas em municípios de pequeno porte, que dependem do deslocamento de pacientes para capitais;
- Longas filas de espera para consultas presenciais, que podem superar seis meses;
- Custos elevados de transporte e internações decorrentes da falta de diagnóstico precoce.
Após dois anos de execução, o governo deseja avaliar a efetividade do programa para decidir se deve expandir a iniciativa para outras regiões do pa…
A pandemia de COVID-19 evidenciou a importância da integração entre governo, instituições de pesquisa e setor produtivo. No Brasil, a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004, alterada pela Lei nº 13.243/2016) permitiu a utilização de instrumentos como encomendas tecnológicas, transferência de tecnologia e compartilhamento de infraestrutura, viabilizando acordos entre institutos nacionais — como Fiocruz e Butantan — e farmacêuticas internacionais para a produção de vacinas em território nacional. Tal experiência revelou como a legislação pode contribuir para reduzir a dependência externa, garantir respostas rápidas a crises sanitárias e fortalecer a soberania científica e tecnológica do país.
Con…
O número de chamadas telefônicas, por minuto, que chegam ao serviço de atendimento ao consumidor de uma sociedade empresária segue uma distribuição de Poisson com valor esperado λ . Tendo por base a contagem do número de chamadas em 60 intervalos de um minuto, selecionados ao acaso, foram contabilizadas 120 chamadas.
a) Sabendo-se que λ=X é o estimador de máxima verossimilhança de λ , qual a estimativa de máxima verossimilhança para a probabilidade de não haver chamadas num minuto? Considere e¹=3.
b) Determine um intervalo de confiança bilateral, aproximado pela distribuição normal, de 95% para o número médio de chamadas por minuto.
c) Os funcionários do serviço de atendimento ao consumidor …




Gostaria de tirar uma dúvida quanto ao tópico 2. A hipótese nula não deveria ser para valores maiores ou iguais a 80%? E a hipótese alternativa para valores menores que 80%? Digo isso porque analisando racionalmente, escolhe-se a vacina se a eficiência for no mínimo de 80%, já que uma eficiência maior não seria um problema, e sim um bônus. Assim, eu rejeitaria a hipótese nula apenas para uma eficiência menor que 80%. Se isso estiver correto, o cálculo de significância também se alteraria, pois passaria de um teste bilateral para um teste unilateral (< 80%).
A questão e a resolução foi ajustada pelo professor.