Considerando o previsto na Lei nº 1.154/1975 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado do Amazonas), redija um texto abordando os seguintes aspectos:
a) informe quais são os policiais que estão na ativa e quais estão na inatividade, discorrendo sobre a obrigatoriedade de os policiais militares da reserva remunerada aceitar a convocação para o serviço ativo.
b) discorra sobre as condições para a matrícula nos estabelecimentos de ensino policialmilitar destinados à formação de oficiais e graduados, citando dois preceitos da ética policial-militar.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Nas últimas décadas, o Brasil tem enfrentado desafios complexos no enfrentamento da violência e da criminalidade, fenômenos que se manifestam de forma desigual entre as regiões, influenciados por fatores socioeconômicos, culturais e institucionais. Entre as dimensões mais preocupantes está a violência contra mulheres, que, apesar dos avanços legislativos — como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) —, permanece como grave problema estrutural, enraizado em padrões históricos de desigualdade de gênero e assimetrias de poder.
Estudos sociológicos, como os de Pierre Bourdieu, apontam que a violência simbólica e a reprodução de estruturas sociais de…
Texto I
Lei nº 13.675/2018
Art. 1º Esta Lei institui o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), com a finalidade de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública e defesa social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em articulação com a sociedade.
Art. 2º A segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos, compreendendo a União, os Estados, o Distrito Federal e os Munícipios, no âmbito das competências e atribuições legais de cada um.
Texto II
Dentre os qua…
O Direito do Mar consolida-se como instrumento estratégico para a proteção da soberania e o aproveitamento de recursos naturais, especialmente para Estados costeiros com ampla extensão litorânea, como o Brasil. A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM/Montego Bay), incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro, estabelece diferentes faixas marítimas sob jurisdição nacional, às quais se vinculam direitos e obrigações específicos. Nesse contexto, a Política Marítima Nacional reafirma a importância do chamado “Amazônia Azul” como ativo geopolítico e econômico.
Considerando a relevância estratégica do Direito do Mar para a soberania e o desenvolvimento nacional, redija um tex…



