sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q143439 | Auditoria Privada, Estatística, Direito Administrativo e Contabilidade Pública
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022

A-+=
novo
Salvar em caderno (10)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

O Tribunal de Contas da União (TCU), em auditoria realizada em um órgão do Poder Judiciário, avaliou a regularidade o processo de aquisição de webcams a serem distribuídas para servidores durante período de atividades remotas decorrentes da pandemia do coronavírus. Após a realização do trabalho inicial, os auditores identificaram os seguintes achados.

Achado 01

Dispondo de diferentes métricas estatísticas como moda, mediana e média (aritmética simples, aritmética ponderada, harmônica e geométrica), a equipe de planejamento, ao elaborar a análise de custos totais da demanda, estimou o preço médio de contratações similares, conforme evidenciado na tabela a seguir:

Tabela 1: Câmeras de vídeo USB tipo webcam

Pregão Órgão  Quantidade  Valor Unitário 
29/2019 Agência Nacional de Energia Elétrica 150 R$ 160,00
04/2020 Fundação Nacional do Índio 2000 R$ 500,00
08/2020 Secretaria de Desenvolvimento Urbano/DF 100 R$ 200,00
07/2020 Superior Tribunal de Justiça 165 R$ 300,00
25/2020 Secretaria-Geral da Presidência da República 500 R$ 240,00
Valor médio R$ 280,00

Achado 02

A equipe de planejamento da contratação concluiu que a melhor opção para a aquisição de 200 webcams seria a utilização de dispensa de licitação, dado o reduzido valor de mercado do bem pretendido.

Achado 03

A equipe de planejamento da contratação concluiu que a aquisição de webcams deve ser classificada, em relação a categoria econômica, como despesas de capital.

Considerando a situação precedente e os conceitos inerentes à auditoria no setor público, aos dispositivos legais que dispõem sobre o trabalho da equipe de planejamento da contratação.

Considerando que, para fins de análise, devem ser consideradas as regras previstas na Lei nº 14.133/2021.

Elabore, na qualidade de Auditor de Controle Externo, um Relatório de Auditoria, que será encaminhado posteriormente ao Plenário, que atenda ao que se pede a seguir:

  1. Introdução e competência do TCU para realização da fiscalização;
  2. Análise do achado 1, informando qual a métrica utilizada na estimativa de preço e qual seria a métrica mais adequada;
  3. Análise do achado 2;
  4. Análise do achado 3, indicando qual deve ser a classificação adequada no Grupo de Natureza da despesa;
  5. Conclusão e sugestões.

Obs.: Dispense a estrutura formal do relatório (título, ementa, vocativo, fecho, nome e cargo).


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

Nenhuma questão encontrada com os critérios informados.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
1 Comentário
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
beatrice.beiruth
beatrice.beiruth
Inscrito
3 anos atrás

O padrão de resposta apresentado pela banca para o tópico 2 não possui qualquer razoabilidade prática.

Veja que a metodologia para formação de preços utilizada pelo órgão do PJ, ainda que inadequada por desconsiderar os quantitativos adquiridos pelos outros órgãos, resultou em um valor unitário de referência de R$ 280,00. A valores menores do que este, três dos cinco órgãos pesquisados adquiriram o mesmo produto (R$ 160,00 R$ 200,00 e R$ 240,00), independentemente da quantidade adquirida.

Embora não haja previsão legal da metodologia a ser aplicada, não é razoável que um auditor de controle externo sugira outra metodologia que torne o valor de referência muito maior, a R$ 416,30. Veja que na pesquisa realizada, apenas um órgão adquiriu a webcam a um valor acima do sugerido (R$ 500,00), sendo que todos os outros quatro formaram valores abaixo deles. Ainda, este mesmo órgão que adquiriu os produtos a R$ 500,00 foi o que adquiriu maior quantidade deles (2000 unidades), de forma que há claro indício de superfaturamento na contratação já que não houve qualquer ganho de escala (muito pelo contrário!).

A metodologia mais correta, em minha opinião, será o cálculo da média ponderada sobre os valores apresentados desconsiderando a compra realizada pela FUNAI, o que resultaria em um valor unitário de R$ 233,33, esse sim, mais vantajoso para a Administração Pública e mais adequado do que o utilizado pela equipe de planejamento do PJ.