Elabore um texto dissertativo-argumentativo com extensão de, no máximo, 30 linhas, de acordo com a seguinte proposta:
No artigo Saiba quais serão os impactos da pandemia no futuro das cidades, publicado no jornal Folha de São Paulo de 24 de abril de 2021, Nabil Bonduki, ex-secretário de Cultura de São Paulo e professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, assevera que todas as epidemias pelas quais passou a humanidade promoveram transformações sociais profundas.
Bonduki lembra que a Peste Negra, que dizimou em torno de um terço da população da Europa no século XIV, causou a interrupção do renascimento urbano, comercial e cultural da Baixa Idade Média. Já a terceira pandemia de cólera na Inglaterra motivou a aprovação da primeira Lei Sanitária do país, gerando protestos entre os liberais, críticos severos da interferência do Estado nas atividades econômicas.
Agora, segundo ele, não será diferente: “a longa duração da pandemia tende a consolidar as novas tendências de mudanças de comportamento urbano, positivas ou negativas, afetando todos os aspectos da vida nas cidades — habitação, trabalho, educação, cultura, espaço público, mobilidade e lazer”. Na opinião de Bonduki, é fundamental identificar e estudar essas transformações e “formular novas políticas para enfrentar as novas questões que estão surgindo” no cenário criado pela pandemia de Covid-19.
Você deve redigir um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema.
Questões sociais colocadas pela pandemia de Covid-19 e o papel das políticas públicas e da sociedade civil organizada no seu enfrentamento
Instruções
1. Crie um título para o seu texto e escreva-o na linha apropriada para esse fim.
2. Redija seu texto a caneta, com o máximo de 30 linhas, em letra de tamanho regular.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Quando um país investe em educação, a tendência é que isso influencie no crescimento econômico, bem como no desenvolvimento cultural e social. No entanto, quando há barreiras no acesso à educação, isso pode resultar no aumento: do desemprego; da criminalidade; da discriminação.
Sem um ensino de qualidade, há dificuldades de inserção no mercado de trabalho, além de chances menores de conquistar vagas em vestibulares ou concursos públicos. A desigualdade social no Brasil fica evidente quando a educação não é prioritária, pois o conhecimento faz com que a população tenha consciência dos seus direitos.
https://www.oxfam.org.br/blog/acesso-a-educacao-no-brasil-os-desafios-da-luta-pela-igualdade/
Considere as ponderações do seguinte texto:
Costuma-se afirmar que “contra fatos não há argumento”.
O problema está, no entanto, na consideração do que seja realmente um fato indiscutível, sobretudo numa época de fake news. Há quem propague inverdades como fatos justamente para não serem discutidos.
Antes de aceitar mecanicamente a ocorrência de fatos amplamente propagados, convém avaliar as condições em que teriam ocorrido e os interesses envolvidos em sua propagação.
Redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você se posicionará criticamente diante das ponderações do texto acima.
O governo brasileiro extinguiu a Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados), localizada nos Estados do Pará e Amapá, com o objetivo de atrair investimentos para o setor de mineração. Um decreto do presidente Michel Temer sobre a extinção da reserva foi publicado no Diário Oficial da União nesta quarta (23) e abre o espaço para exploração privada.
Trata-se de uma área com quase 4 milhões de hectares – o equivalente ao tamanho do Espírito Santo -, que fica na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará. A área rica em ouro e outros minérios tem grandes reservas naturais e terras indígenas.
A reserva foi criada em 1984, ainda durante o regime militar, e mantinha área…



