A Câmara Municipal de Sertãozinho aprova Lei Municipal que obriga o Chefe do Executivo a encaminhar ofício à Câmara Municipal, comunicando quando for realizar viagem ao exterior, por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo. Prefeito Municipal, considerando o projeto inconstitucional, vetou-o integralmente, por violar o art. 5.º, caput e o art. 144, ambos da Constituição Estadual. Retornando à Câmara dos Vereadores, o veto foi rejeitado, cumprindo-se os requisitos constitucionais, fazendo com que a norma entrasse em vigor.
Como Procurador do Município de Sertãozinho, elabore a peça judicial adequada para o caso exposto.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Com base no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), responda aos itens a seguir:
a) Explique o princípio da prioridade absoluta previsto na Lei nº 10.741/2003.
b) Faça uma análise do crime de apropriação de bens ou rendimentos do idoso.
Aborde sobre as garantias e vedações impostas aos membros do Ministério Público e discorra sobre a competência e a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Por razões relacionadas à mudança da vocação econômica da região em que está inserido, o Município X sofreu uma queda de arrecadação fiscal expressiva nos últimos quatro anos. Para além da queda de receitas, tem se observado um aumento gradativo das despesas com pessoal, que passou recentemente a ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Como parte da solução do problema fiscal, visando reduzir o valor das parcelas mensais que o Município paga à União por operações de créditos feitas no passado, o Município aderiu à Programa de Recuperação Fiscal, que expressamente veda a contratação de pessoal de qualquer natureza, ainda que para a reposição de cargos vagos por aposentadoria…



