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Q142761 | Contabilidade Geral
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2014
Órgao: PGE RS - Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul

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Com base na tabela da Cia. Black Swan a seguir, disserte sobre a evolução da situação patrimonial e de resultados da empresa em questão, utilizando, no mínimo 20, e, no máximo 30 linhas.

CIA. BLACK SWAN 31-dez-04 31-dez-05 31-dez-06 31-dez-07 31-dez-08
BALANÇO PATRIMONIAL R$ VA% R$ VA% R$ VA% R$ VA% R$ VA%
Ativo Circulante 2.000 29% 2.000 19% 2.335 16% 2.800 13% 3.000 12%
Ativo Não Circulante 5.000 71% 8.457 81% 12.500 84% 18.366 87% 22.548 88%
TOTAL DO ATIVO 7.000 100% 10.457 100% 14.835 100% 21.166 100% 25.548 100%
Passivo Circulante 1.200 17% 1.200 11% 3.000 20% 4.000 19% 5.200 20%
Passivo Não Circulante 1.000 14% 3.200 31% 4.535 31% 8.500 40% 10.543 41%
Patrimônio Líquido 4.800 69% 6.057 58% 7.300 49% 8.029 38% 8.256 32%
TOTAL DO PASSIVO 7.000 100% 10.457 100% 14.835 100% 20.539 100% 23.999 100%

 

CIA. BLACK SWAN 31-dez-04 31-dez-05 31-dez-06 31-dez-07 31-dez-08
D.R.Ex. R$ VA% R$ VA% R$ VA% R$ VA% R$ VA%
Receita Operacional Bruta 9.200 125% 11.040 125% 13.800 125% 17.250 125% 21.563 125%
Receita Operacional Líquida 7.360 100% 8.832 100% 11.040 100% 13.800 100% 17.250 100%
CMV (4.416) -60% (5.741) -65% (7.728) -70% (10.350) -75% (13.800) -80%
Lucro Bruto 2.944 40% 3.091 35% 3.312 30% 3.450 25% 3.450 20%
Despesas Operacionais (736) -10% (1.060) -12% (1.656) -15% (2.346) -17% (3.105) -18%
Lucro Operacional 2.208 30% 2.031 23% 1.656 15% 1.104 8% 345 2%
IR (751) -10% (691) -8% (563) -5% (375) -3% (117) -1%
Lucro Líquido 1.457 20% 1.341 15% 1.093 10% 729 5% 228 1%
Esta questão foi adaptada para 30 linhas. Banca original: Fundatec

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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