Durante patrulhamento no bairro Educandos, na cidade de Manaus/AM, o Cabo Theodoro, juntamente com o 1º Tenente Berto, perceberam um prédio em chamas. Ao parar a viatura que dirigia, o cabo Theodoro de pronto arrombou a porta de ferro de acesso ao edifício, que estava trancada, enfrentou as labaredas, a fumaça e a alta temperatura, arriscando sua própria vida para resgatar os moradores do edifício, que dormiam sem perceber que o edifício estava pegando fogo. Enquanto isso, o 1º Tenente Berto ficou na viatura solicitando ao Copom auxílio do Corpo de Bombeiros, passando as informações acerca da localidade da ocorrência e da quantidade de vítimas. Ao final, 20 pessoas foram resgatadas com ferimentos leves e intoxicação pela fumaça. O Cabo Theodoro sofreu algumas queimaduras superficiais.
Considerando os fatos narrados e o previsto na Lei nº 1.116/1974 (Lei de Promoção de Oficiais) e na Lei nº 4.044/2014, redija um texto discorrendo se os atos praticados pelos policiais militares ensejam a promoção por bravura, abordando, necessariamente, as características de tal promoção.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Segundo os dados levantados, desde 2001, foram contabilizados 43 ataques de violência extrema contra escolas brasileiras, vitimando 168 pessoas, sendo 115 feridos e 53 vítimas fatais. Dentre as vítimas fatais, 6 eram autores dos ataques. É importante destacar que aproximadamente um terço dessas ocorrências, ou seja, 15 episódios, culminou na morte de ao menos uma vítima.
(…) Esses ataques se diferenciam de outras formas de violência escolar, como discriminação, bullying, conflitos entre alunos, ocorrências relacionadas à criminalidade urbana e crimes patrimoniais contra as escolas. Como explica Victor Grampa, um dos conteudistas do curso Recomendações para Proteção e Segurança no Ambi…
Nas últimas décadas, o Brasil tem enfrentado desafios complexos no enfrentamento da violência e da criminalidade, fenômenos que se manifestam de forma desigual entre as regiões, influenciados por fatores socioeconômicos, culturais e institucionais. Entre as dimensões mais preocupantes está a violência contra mulheres, que, apesar dos avanços legislativos — como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015) —, permanece como grave problema estrutural, enraizado em padrões históricos de desigualdade de gênero e assimetrias de poder.
Estudos sociológicos, como os de Pierre Bourdieu, apontam que a violência simbólica e a reprodução de estruturas sociais de…
“Apelidada de COP da Amazônia, a presidência brasileira concentrou seus esforços na criação de um “Fundo Floresta Tropical para Sempre”, uma iniciativa que visa alterar o cálculo econômico do desmatamento. O Brasil frequentemente se posicionou como líder em políticas ambientais e climáticas, mas sua relação com a paz e a segurança tem sido delicada em alguns momentos, com tensões em torno da securitização ligadas a temores de interferência externa na gestão de seus recursos naturais. Com a aproximação da COP30, Lula tem se manifestado veementemente contra a crescente militarização. Na Cúpula de Líderes da COP30, na semana passada, ele argumentou que: “…gastar o dobro …



