Com o advento das mídias eletrônicas, jornais e revistas precisaram encontrar formas de se fazerem úteis, já que o público tem acesso imediato às informações sobre o que se passa no mundo e não precisa esperar por uma edição em papel que estará disponível muitas horas mais tarde. Um caminho que tem sido explorado é o da interpretação dos fatos para agregar algum valor à notícia publicada pelo jornal ou pela revista. Surge o gênero interpretativo, que apresenta texto construído com o propósito de interpretar um fato, mesclando notícia e análise.
Em outro ponto está o jornalismo investigativo, gênero que procura descobrir e contar a todos aquilo que se está tentando esconder da opinião pública. A redação do material gerado pelo jornalismo investigativo é trabalhosa, exige muitas fontes, a narrativa deve ser clara, para evitar mal entendido, os números devem ser conferidos, as provas devem ser apuradas e as entrevistas importantes devem ser gravadas e guardadas.
Marleth Silva. Técnicas de redação e edição na imprensa. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 60-64 (com adaptações).
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo diferenciando o jornalismo interpretativo e o jornalismo investigativo quanto à produção da notícia [valor: 18,00 pontos]. Em seu texto, discorra, ainda, acerca da relação desses tipos de jornalismo com a produção e disseminação de fake news, abordando como cada um deles lida com esse tipo de notícia [valor: 20,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A imagem de uma instituição é o resultado do balanço entre as percepções positivas e negativas que a organização passa para determinado público. Nas empresas, não basta que a imagem seja boa; ela tem que ser competitiva. Cabe à comunicação cuidar da imagem/identidade da instituição, que é o mais valioso patrimônio de uma corporação. A comunicação é responsável pela construção dessa imagem/identidade, em ações dirigidas ao público interno e(ou) ao público externo, visando a relações frutíferas com os públicos estratégicos da organização.
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito das estratégias que um profissional de assessor…
Os profissionais atuantes em assessorias de imprensa têm, antes de tudo, um compromisso com a livre circulação da informação. Por isso, precisam defender fortemente perante seus assessorados a ideia de que não devem ser impostas barreiras à divulgação de fatos de interesse público, mesmo que eventualmente envolvam situações negativas. É por meio de um trabalho cotidiano pautado pela seriedade que esse objetivo poderá ser alcançado, embora nem sempre de maneira fácil ou tranquila. Quanto maior for o esforço do assessor de imprensa para que o assessorado tenha uma relação permanente e transparente com os veículos de comunicação, melhores serão as condições para que se lide, inclusive, com as s…
A campanha Setembro Amarelo é focada na importância da saúde mental, na identificação dos sintomas da ansiedade e da depressão e, principalmente, na conscientização sobre prevenção ao suicídio. Saúde mental também é saúde. Se não estiver tudo bem, busque ajuda profissional.

O texto e a imagem precedentes, publicados no perfil oficial da Defensoria Pública do Distrito Federal na rede social Twitter, fazem parte de uma campanha com base em técnicas de marketing de conteúdo, metodologia amplamente utilizada na atualidade para gerar engajamento dos diversos públicos de uma instituição em suas mídias digitais. Sabendo que, na criação de conteúdos como o apresentado, a assessoria de comunicação d…



