A revisão histórica nos revela que a assistência educacional em estabelecimentos carcerários foi novamente ressignificada pela perspectiva de educação como direito de todos, consolidada com a promulgação da Constituição Federal de 1988, conforme se lê em seu artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Alisson J. O. Duarte; Helena O. Sivieri Pereira. Aspectos históricos da educação escolar nas instituições prisionais brasileiras do período imperial ao século XXI. Educação Unisinos, p. 344-52, 2018 (com adaptações).
Tendo o texto precedente como motivador e considerando o status constitucional da educação como direito de todos os brasileiros bem como a realidade imposta pela pandemia causada pelo vírus covid-19, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA: O ENSINO REMOTO NO ÂMBITO PRISIONAL
Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre a relação entre a educação e a ressocialização das pessoas encarceradas.
2 Mencione os níveis de escolaridade que devem ser oferecidos pelo Estado às pessoas privadas de liberdade na esfera federal.
3 Discuta como a educação a distância poderia ser usada no ambiente prisional para amenizar o impacto da pandemia, apresentando um exemplo desse recurso e uma possível dificuldade — técnica ou de outra natureza — a ser superada nesse ambiente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A pandemia trouxe o distanciamento social e, com isso, novas possibilidades para o trabalho, justamente pela necessidade do remoto. Afinal, o recomendado é não estar mais no ambiente profissional e, para alguns, é possível dar continuidade em projetos pelo computador pessoal, com auxílio da internet.
Assim como as paredes dos lares se transformaram em escritórios, essa mudanças também trouxe um ponto de virada para o próprio computador que, antes, normalmente, era utilizado apenas para trabalhos pessoais ou lazer.
Considerando que os limites entre profissional e pessoal, antes bem definidos, no pós-pandemia – que está chegando, mesmo que a passos lentos – devem estar mais próximos, p…
Leia o texto a seguir:
Aprender a conhecer, fazer, conviver e ser
O século XXI é um período de grandes mudanças e desafios. A globalização, a tecnologia e a instabilidade política estão criando um mundo cada vez mais complexo e interconectado. Nesse contexto, a educação precisa se adaptar para preparar as pessoas para os desafios do futuro.
Jacques Delors, economista e político francês, presidiu a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO, de 1992 a 1996. Nesse período, ele elaborou o relatório “Educação, um Tesouro a descobrir”, que propõe quatro pilares para a educação do século XXI:
- Aprender a conhecer: é necessário desenvolver a capacidade de compreender, descob…
“A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura. A distinção entre cultura popular e cultura erudita não deve servir para justificar e manter uma separação injusta, como se do ponto de vista cultural a sociedade fosse dividida em esferas incomunicáveis, dando lugar a dois tipos incomunicáveis de fruidores. Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito.”
Antonio Candido
(Adaptado: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011)
Considerando os textos lidos nesta prova e o trecho acima, solic…



