TJDFT adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC
No TJDFT, a integridade é um compromisso que se materializa em ações práticas. Por isso, em agosto de 2021, o Tribunal aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC. Com a inclusão, o TJDFT assumiu um compromisso com o próprio órgão e com a sociedade de implementar boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento da integridade institucional.
A participação do TJDFT foi efetivada com a realização do diagnóstico disponibilizado na plataforma e-Prevenção, desenvolvida para ajudar as organizações públicas a implementar boas práticas que previnem atos de corrupção e oferecer segurança para a tomada de decisões.
O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O Programa tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.
https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2022/fevereiro/tjdft-faz-parte-do-programa-nacional-de-prevencao-a-corrupcao-pnpc (adaptado)
A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 15 a 20 linhas, sobre o tema: A construção de uma sociedade menos corrupta: papel do Estado e do cidadão. Atribua o seguinte título ao seu texto: Os papéis do Estado e do cidadão contra a corrupção.
Obs.: a FGV, em provas passadas, já cobrou a necessidade de o candidato inserir títulos. Então, vale a pena treinar para estar preparado para esse cenário. Veja dois exemplos:
https://voceconcursado.com.br/questoes-discursivas/115959/
https://voceconcursado.com.br/questoes-discursivas/94466/
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
Texto I
Todos os reclusos devem ser tratados com o respeito inerente ao valor e dignidade do ser humano. Nenhum recluso deverá ser submetido a tortura ou outras penas ou a tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes e deverá ser protegido de tais atos, não sendo estes justificáveis em qualquer circunstância. A segurança dos reclusos, do pessoal do sistema prisional, dos prestadores de serviço e dos visitantes deve ser sempre assegurada.
Regras de Nelson Mandelra. https://www.unodc.org/documents/justice-and-prison-reform/Nelson_Mandela_Rules-P-ebook.pdf (Adaptado)
Texto II
Regras das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres infrat…
A Justiça brasileira recebeu mais de 38 milhões de novos casos para julgar em 2024. O número é recorde da série histórica iniciada em 2019, do Painel de Estatísticas do Poder Judiciário. Para além do volume de processo judicial, o número representa a expectativa de cidadãs e cidadãos de usufruírem da proteção e do acolhimento, da conciliação e de todos os direitos previstos nas leis que regem o país. Em 2025, o CNJ completa 20 anos de existência e, durante esse período, tem atuado para garantir que os julgamentos se convertam na entrega desses valores às pessoas que compõem a sociedade.
https://www.cnj.jus.br/ha-20-anos-cnj-amplia-acesso-de-cidadas-e-cidadaos-a-justica/
Considerando que o fr…
Problemas do país.
Se você se pergunta quais são os três maiores problemas sociais no Brasil hoje, nossa resposta é que são muito mais que esse número. Pobreza, desemprego, desigualdade de oportunidades, racismo e desnutrição são alguns dos principais problemas sociais no Brasil. Podemos citar também a habitação precária, a discriminação no emprego, o abuso e negligência infantil e tantos outros.
Considere os seguintes tipos de problemas sociais com os quais nosso país se depara diariamente: saúde, moradia, educação, desemprego, drogas, violência, saneamento básico, desigualdade social, trabalho infantil, fome, desmatamento e racismo.
Na sua opinião, qual desses problemas é o mais grave no n…




Dúvidas: O título tem que ser colocado bem no meio da linha? como fazer para posicionar de forma certa o título? e se ele acabar pegando mais de uma linha a banca tira ponto?
Eu começaria escrevendo “do cidadão” bem no centro da primeira linha. Se sua letra for tão grande assim, sugiro que diminua. Letra muito grande é uma dificuldade para cobrir tudo que é necessário nas linhas disponíveis.
Posso iniciar a Introdição com a frase: Ao analisar….?