TJDFT adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC
No TJDFT, a integridade é um compromisso que se materializa em ações práticas. Por isso, em agosto de 2021, o Tribunal aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC. Com a inclusão, o TJDFT assumiu um compromisso com o próprio órgão e com a sociedade de implementar boas práticas de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento da integridade institucional.
A participação do TJDFT foi efetivada com a realização do diagnóstico disponibilizado na plataforma e-Prevenção, desenvolvida para ajudar as organizações públicas a implementar boas práticas que previnem atos de corrupção e oferecer segurança para a tomada de decisões.
O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução da Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O Programa tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.
https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2022/fevereiro/tjdft-faz-parte-do-programa-nacional-de-prevencao-a-corrupcao-pnpc (adaptado)
A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 15 a 20 linhas, sobre o tema: A construção de uma sociedade menos corrupta: papel do Estado e do cidadão. Atribua o seguinte título ao seu texto: Os papéis do Estado e do cidadão contra a corrupção.
Obs.: a FGV, em provas passadas, já cobrou a necessidade de o candidato inserir títulos. Então, vale a pena treinar para estar preparado para esse cenário. Veja dois exemplos:
https://voceconcursado.com.br/questoes-discursivas/115959/
https://voceconcursado.com.br/questoes-discursivas/94466/
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
COP30 coloca Amazônia e sustentabilidade no centro do debate
Líderes mundiais discutirão clima, florestas e energia limpa
[…]
A proposta é reforçar as metas de descarbonização, os avanços em sustentabilidade e economia verde, estabelecidos no Acordo de Paris.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/meio-
ambiente/audio/2025-09/cop-30-coloca-amazonia-
e-sustentabilidade-no-centro-do-debate
Sustentabilidade na agenda empresarial de 2025 & COP 30 – Para inglês ver?
O ano de 2025 coloca o Brasil no centro das atenções globais com a realização da COP 30, que ocorrerá em Belém do Pará, a primeira cidade amazônica a sediar esse importante evento. A escolha do…
O uso de tecnologias digitais tem provocado mudanças profundas nos mecanismos de fiscalização e de acompanhamento das políticas públicas. No contexto brasileiro, tanto os órgãos de controle institucional — como tribunais de contas, controladorias, Ministério Público e polícias — quanto a sociedade civil enfrentam desafios crescentes para monitorar a aplicação dos recursos públicos, garantir transparência e promover eficiência administrativa. Nesse cenário, a disseminação da inteligência artificial (IA) tem ampliado as possibilidades de análise de dados, identificação de irregularidades e participação cidadã.
Diante desse quadro, discute-se de que maneira essas tecnologias podem favorecer a b…
Texto I
A criação de um Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) faz parte do projeto para aumentar as capacidades do Estado e ampliar a entrega de políticas e serviços à população. A missão é fomentar a transformação e inovação do Estado numa direção republicana e democrática, com mais participação social, planejamento e eficiência.
A inovação passa pela transversalidade, intersetorialidade e interseccionalidade no ciclo da política pública. Temos atuado para identificar as diferenças e propor canais e formas de serviços públicos digitais e presenciais que atendam às populações em sua diversidade, considerando contexto urbano, rural, dos povos indígenas, dos quilombolas…




Dúvidas: O título tem que ser colocado bem no meio da linha? como fazer para posicionar de forma certa o título? e se ele acabar pegando mais de uma linha a banca tira ponto?
Eu começaria escrevendo “do cidadão” bem no centro da primeira linha. Se sua letra for tão grande assim, sugiro que diminua. Letra muito grande é uma dificuldade para cobrir tudo que é necessário nas linhas disponíveis.
Posso iniciar a Introdição com a frase: Ao analisar….?