Após ter sido detida e presa sob a acusação de tentar furtar um telefone celular, uma mulher, logo após dar à luz, foi levada para a delegacia e mantida sob cárcere junto com outros presos do sexo masculino. Há denúncias de que a presidiária, por ter dado à luz fora do presídio, foi impedida de amamentar o filho recém-nascido. A delegacia justificou que, devido a problemas logísticos, não havia cela exclusiva para presidiarias e que a criança está recebendo leite diretamente do Banco de Leite do município, não havendo, portanto, necessidade de aleitamento materno.
Com base na situação hipotética, redija um texto dissertativo a respeito do tema: Direitos fundamentais da mulher presa. Ao elaborar o texto, responda, necessariamente, aos seguintes questionamentos:
- A mulher presa em flagrante delito pode ser mantida na mesma cela que presos do sexo masculino?
- A mulher que cumpre pena tem o direito de permanecer com seus filhos durante o período de amamentação?
- O Estado pode se negar a observar os direitos da mulher presa sob o argumento de dificuldade logística?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Ruas Visíveis
Você sabe o que é?
O Plano Ruas Visíveis é uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com o principal objetivo de enfrentar as vulnerabilidades sociais e promover a inclusão da população em situação de rua no Brasil.
Lançado em dezembro de 2023, o plano surge como uma resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a implementação das diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 7.053/2009, que regulamenta a Política Nacional para a População em Situação de Rua.
O Ruas Visíveis reúne 99 ações estratégicas, distribuídas em sete eixos prioritários, abordando questões essenciais como:
- Acesso a serviço…
No âmbito do Município Alfa, foram iniciados estudos para a formação da agenda de uma política pública, de caráter contínuo e ininterrupto, especificamente direcionada a um grupo que historicamente era visto como inferior por inúmeros atores do ambiente sociopolítico, situação que se almejava contornar a partir de um tratamento diferenciado e mais benéfico. Outros setores, no entanto, tanto da coletividade como das estruturas estatais de poder, argumentaram que o tratamento diferenciado que se almejava instituir afrontava a concepção de isonomia, gerando o r·isco de perpetuar uma ruptura que o mero fluir do tempo poderia suprimir.
Analise a compatibilidade, com a ordem constitucional, da pol…
Determinada norma constitucional de eficácia limitada e princípio programático, inserida na Constituição da República pela Emenda Constitucional nº X, dispôs sobre um direito fundamental que é benéfico a João, considerando a relação jurídica de natureza obrigacional que mantém com Pedro.
Por tal razão, João entende que essa norma deve ser observada. Pedro, por sua vez, defende que, em virtude das características da Emenda Constitucional nº X, que carece de regulamentação, a relação jurídica deveria ser regida pela Lei Federal nº Y, que fora editada em momento anterior ao da referida reforma constitucional e que regulamentara outra norma constitucional, sendo que esse comando legal, de conteú…



