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Q134875 | TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2022
Órgao: FUNPRESP - Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público Federal
Cargo: Analista de Previdência Complementar

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Ao assumir o cargo de product owner de uma organização, um servidor verificou, junto ao gestor da área de TI, as necessidades de desenvolvimento de novos sistemas e de manutenção — corretiva ou evolutiva — de sistemas já em produção. Concluindo que a área XYZ necessitava de um sistema novo para substituir as atividades manuais, o referido servidor nomeou outro servidor como scrum master para atender as demandas desse sistema. Nesse contexto, foram realizadas as atividades numeradas a seguir.

I Ao receber a demanda, que deveria ser concluída em 30 dias, o scrum master, sem contato com outras pessoas, elaborou um kanban com todas as tarefas a serem desempenhadas pela equipe, de modo que ele pudesse gerir o product backlog e publicar o product goal.

II O scrum master enviou o kanban para o product owner, para que este criasse um plano imutável para alcançar o sprint goal.

III Após a elaboração do kanban com os cartões para cada requisito, o product owner solicitou que apenas o scrum master realizasse a priorização dos cartões, de modo a elencar os requisitos mais importantes a serem desenvolvidos, e que criasse o sprint backlog, responsabilizando-se pela ordenação de seus itens.

IV Ao se iniciar efetivamente o desenvolvimento do sistema para a área XYZ, houve a incidência de vários impedimentos ao progresso do scrum team, os quais foram levados ao conhecimento do gerente de TI, quem, por sua vez, afirmou que a remoção dos obstáculos era função dos developers.

V No sprint planning, por meio de discussão com o product owner, os developers selecionaram os itens do product backlog a serem incluídos na sprint atual.

VI Ao longo do desenvolvimento, o scrum team percebeu que a primeira sprint do projeto não iria ser concluída em um mês, tal como combinado; então ficou decidido em reunião diária, no 20.º dia da sprint, que a sprint seria estendida por 20 dias ou mais, sem prazo fixo, sendo possível também modificá-la, incluindo-se mais tarefas, de modo a ser entregue o melhor para o cliente.

VII Durante uma reunião, o product owner esclareceu que, no momento em que um item do product backlog satisfaz à definition of done, nasce um increment. Ficou acertado que poderiam ser criados múltiplos increments dentro de uma sprint, inclusive com a possibilidade de um increment poder ser entregue aos stakeholders antes do fim da sprint.

Após observar essas atividades, o gestor da área de TI encontrou problemas em cinco delas.

Considerando a situação hipotética precedente, redija um texto analisando cada uma das atividades numeradas de I a VII. Em seu texto, ainda, identifique, à luz do Scrum 2020, as atividades que apresentam problema, explicitando qual é o problema e qual deve ser a respectiva solução.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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