Ao assumir o cargo de product owner de uma organização, um servidor verificou, junto ao gestor da área de TI, as necessidades de desenvolvimento de novos sistemas e de manutenção — corretiva ou evolutiva — de sistemas já em produção. Concluindo que a área XYZ necessitava de um sistema novo para substituir as atividades manuais, o referido servidor nomeou outro servidor como scrum master para atender as demandas desse sistema. Nesse contexto, foram realizadas as atividades numeradas a seguir.
I Ao receber a demanda, que deveria ser concluída em 30 dias, o scrum master, sem contato com outras pessoas, elaborou um kanban com todas as tarefas a serem desempenhadas pela equipe, de modo que ele pudesse gerir o product backlog e publicar o product goal.
II O scrum master enviou o kanban para o product owner, para que este criasse um plano imutável para alcançar o sprint goal.
III Após a elaboração do kanban com os cartões para cada requisito, o product owner solicitou que apenas o scrum master realizasse a priorização dos cartões, de modo a elencar os requisitos mais importantes a serem desenvolvidos, e que criasse o sprint backlog, responsabilizando-se pela ordenação de seus itens.
IV Ao se iniciar efetivamente o desenvolvimento do sistema para a área XYZ, houve a incidência de vários impedimentos ao progresso do scrum team, os quais foram levados ao conhecimento do gerente de TI, quem, por sua vez, afirmou que a remoção dos obstáculos era função dos developers.
V No sprint planning, por meio de discussão com o product owner, os developers selecionaram os itens do product backlog a serem incluídos na sprint atual.
VI Ao longo do desenvolvimento, o scrum team percebeu que a primeira sprint do projeto não iria ser concluída em um mês, tal como combinado; então ficou decidido em reunião diária, no 20.º dia da sprint, que a sprint seria estendida por 20 dias ou mais, sem prazo fixo, sendo possível também modificá-la, incluindo-se mais tarefas, de modo a ser entregue o melhor para o cliente.
VII Durante uma reunião, o product owner esclareceu que, no momento em que um item do product backlog satisfaz à definition of done, nasce um increment. Ficou acertado que poderiam ser criados múltiplos increments dentro de uma sprint, inclusive com a possibilidade de um increment poder ser entregue aos stakeholders antes do fim da sprint.
Após observar essas atividades, o gestor da área de TI encontrou problemas em cinco delas.
Considerando a situação hipotética precedente, redija um texto analisando cada uma das atividades numeradas de I a VII. Em seu texto, ainda, identifique, à luz do Scrum 2020, as atividades que apresentam problema, explicitando qual é o problema e qual deve ser a respectiva solução.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Open Group, criado em 1996 a partir da fusão entre o consórcio X/Open e a Open Software Foundation, reúne empresas e instituições da indústria de tecnologia da informação comprometidas com o desenvolvimento e a promoção de padrões abertos para infraestrutura e interoperabilidade computacional. Entre suas diversas contribuições, destaca-se o SOA Source Book, um conjunto de definições, análises, recomendações e modelos de referência voltados ao apoio de organizações e profissionais que buscam compreender, implementar e gerir soluções baseadas na Arquitetura Orientada a Serviços (SOA).
A arquitetura orientada a serviços consolidou-se como um dos principais paradigmas de integração tecnológica…
O intercâmbio de dados entre aplicações é o processo de transmitir e receber informações entre sistemas distintos, permitindo que eles operem em conjunto e compartilhem dados de forma integrada. Esse processo é essencial em cenários onde diferentes aplicações precisam colaborar para fornecer uma experiência coesa ou uma visão unificada dos dados.
Dois dos principais formatos de dados utilizados atualmente são JSON (JavaScript Object Notation), formato leve e fácil de ler, amplamente usado em APIs RESTful; e o XML (Extensible Markup Language), mais verboso que o JSON, mas permite esquemas complexos, sendo comum em Web Services SOAP.
A seguir, é apresentado um fragmento de código em XML:
<p…
Java é uma linguagem de programação de alto nível e orientada a objetos que foi desenvolvida pela Sun Microsystems (agora propriedade da Oracle Corporation) na década de 1990 e foi projetada para ser portátil, eficiente e segura, permitindo que o código desenvolvido seja executado em diferentes plataformas sem a necessidade de recompilação.
A seguir, é apresentado o código fonte de uma classe escrita em JAVA, em que pode ser estabelecida a conexão com o banco de dados database utilizando a porta port, localizado em hostname:
public class MySQL extends Database {
private String port;
private String hostname;
public MySQL (String database, String hostname, String port) {
super(database);
this.…



