Texto I
Criminosos criam sites e aplicativos falsos para dar o golpe do auxílio emergencial
Na mesma velocidade do novo coronavírus, os golpes virtuais se espalham nessa época de pandemia. Nesta semana, os criminosos aproveitaram a liberação do auxílio emergencial de R$ 600 do governo para entrar em ação. A polícia já identificou pelo menos 20 aplicativos falsos que roubam os dados pessoais das vítimas. Mas há ainda outras ciladas virtuais que surgiram nas últimas semanas. Uma delas ganhou o nome de golpe do álcool em gel.
(Disponível em: https://recordtv.r7.com/domingo-espetacular/videos/criminosos-criam-sites-e-aplicativos-falsos-para-dar-o-golpe-do-auxilioemergencial-12042020.)
Texto II
A importância da Comunicação Interna em tempos de coronavírus
O novo coronavírus chegou ao Brasil e rapidamente se tornou assunto dos principais noticiários do País e passou a pautar rodas de conversas entre amigos, no ponto de ônibus, nos bares e restaurantes e, inevitavelmente, no ambiente de trabalho.
De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, o novo coronavírus (COVID-19), descoberto em dezembro de 2019, é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e pode ser transmitido principalmente por meio das secreções que são liberadas ao falar, tossir, respirar e também através do toque.
Por isso, a recomendação geral é que sejam redobrados os cuidados de higiene pessoal para evitar que o vírus se propague.
Ainda existem muitas especulações sobre a real gravidade da pandemia – conforme foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – e qual o seu nível de propagação neste momento.
O mais importante é que as pessoas se atenham às informações oficiais e evitem repassar notícias de caráter duvidoso, principalmente porque já existe uma grande circulação de boatos e fake news que podem ser o suficiente para instalar o pânico na organização.
Para evitar que informações incorretas circulem pela empresa e, sobretudo, para ajudar os profissionais que compõem o quadro de funcionários a se prevenirem, é indispensável que as organizações assumam a responsabilidade de adotar medidas simples e eficientes que incentivarão os colaboradores a manterem a calma diante de uma possível crise.
(Disponível em: https://adsbrasil.com.br/comunicacao-interna-em-tempos-de-coronavirus/.)
Texto III
PF prende 11 pessoas e apreende 7 aviões em operação contra tráfico internacional de drogas

(Disponível em: https://www.crfsp.org.br/noticias/11074-farmac%C3%AAutico,-combata-as-fake-news-com-informa%C3%A7%C3%A3o.html.)
Com base nos textos motivadores, escreva um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema:
“Acesso à informação real em tempos de crise”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Fora do ar: pane no WhatsApp pode gerar processos na Justiça
WhatsApp, Instagram e Facebook apresentam instabilidade desde o meio-dia desta
segunda-feira. Milhões de usuários poderão ter prejuízos com a pane das redes.
Quem tentou mandar mensagens pelo WhatsApp ou postar no Instagram/Facebook, se frustrou: as plataformas estão fora do ar e sem previsão de retorno.
Atualmente, as redes sociais são a ferramenta de trabalho para milhões de pessoas e uma instabilidade prolongada pode, sim, gerar prejuízos financeiros aos internautas. A partir deste cenário, quais as possíveis consequências jurídicas?
O advogado Luiz Augusto D’Urso (D’Urso e Borges Advogados Associados) salienta que a ind…
Texto I
MP fortalece combate a fake news durante a pandemia do coronavírus
De acordo com um estudo realizado pelo instituto Avaaz, cerca de 110 milhões de pessoas acreditam em pelo menos uma notícia falsa sobre a pandemia do coronavírus no Brasil. Para se ter ideia da dimensão do problema causado pela disseminação falsa de informações, esse número corresponde a sete em cada dez brasileiros.
O estudo divulgado mostrou ainda que as redes sociais (whatsapp e facebook) foram as principais plataformas utilizadas para a propagação das fake news, por serem utilizadas pelos brasileiros como fonte de informação. Nesse contexto repleto de notícias alarmistas, o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernétic…
Texto I
O Ministério Público do Pará (MPPA), por meio da Promotoria de Justiça da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, denunciou um homem por agressão física contra sua companheira em Ananindeua. A mulher não resistiu e faleceu dias após o ato de violência.
O Ministério Público também requer toda a documentação de antecedentes criminais expedida pela Segurança Pública do Estado do Pará, nas Varas Criminal e da Infância e Juventude. O prontuário médico e exame de necropsia da vítima também foram solicitados, junto com o testemunho do médico que atestou o óbito. Todos os documentos e provas recolhidas serão apresentados na audiência para julgamento do caso, que ainda será agendada.




