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Q134190 | Auditoria Privada e Legislação Tributária dos Estados e do Distrito Federal
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2022

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Devido à pandemia e a alteração do cenário econômico do País, ocorreram diversas modificações na margem de valor agregado (MVA) de alguns produtos sujeitos ao regime de substituição tributária de ICMS. Dessa forma, foi realizada uma campanha de fiscalização pela Secretária da Fazenda do Estado de Sergipe em diversas empresas que comercializam mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária. No dia 02/02/2022, a empresa “Super Atacado AJU”, contribuinte do ICMS, foi fiscalizada por dois Auditores Fiscais, que lavraram o termo de início de fiscalização. Durante a auditoria, foi constatado que a empresa figura como responsável pelo recolhimento prévio de ICMS de diversos produtos de acordo com a Margem de Valor Agregado (MVA) determinada no regulamento do ICMS. Diante disso, durante a fiscalização, os auditores analisaram o Código de Substituição Tributária (CST) e a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) adotados nos registros, constatando as seguintes informações, conforme tabelas abaixo:

Tabela 1 – Código de Substituição Tributária encontrados nos registros de acordo com o leiaute da NFe

Grupo

CST

DESCRIÇÃO

N02

00 Tributada integralmente
N03 10

Tributada e com cobrança de ICMS por Substituição tributária

Tabela 2 – Informações de peixes congelados

 NCM PRODUTO MVA 
0303.11.00 Salmão-do-pacífico 79,00%
0303.23.00 Tilápias 74,60%
0303.49.00 Atum 42,00%

Considere que, durante a realização de testes de auditoria nas mercadorias sujeitas ao registro de substituição tributária, os auditores suspeitaram que os peixes congelados do tipo Salmão-do-pacífico estavam escriturados na EFD com o código NCM do peixe congelado Atum, cuja margem de valor agregado é menor. Dessa forma, foi necessário analisar os registros das notas fiscais eletrônicas e a escrituração fiscal digital (EFD) para descartar ou confirmar a suspeita.

A partir dessa situação hipotética, redija, na qualidade de Auditor Técnico de Tributos de Sergipe, um texto a respeito do assunto tratado no caso questão, que deve ser abordado de acordo com a legislação pertinente. Em seu texto, atenda, de forma fundamentada, ao que se pede a seguir:

  1. Discorra sobre quais livro(s) e/ou documento(s) a empresa Super Atacado AJU deve escriturar utilizando a Escrituração Fiscal Digital (EFD). Explique, fundamentando sua resposta, se essa escrituração digital é obrigatória ou não. [Valor: 5,50 pontos]
  2. Explique qual a importância de o auditor verificar o NCM dos produtos utilizados nos registros da NF-e e EFD e a consequência de sua utilização fraudulenta no cálculo do ICMS devido por substituição tributária do caso em questão. [Valor: 5,50 pontos]
  3. Cite qual grupo da NF-e deve ser analisado pelo auditor e quais blocos da EFD devem ser utilizados para realizar o cruzamento, a fim de verificar se o NCM utilizado nos registros dos peixes congelados estão corretos. [Valor: 8,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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