Desastre de Minamata é a denominação dada ao envenenamento de centenas de pessoas por mercúrio ocorrido na cidade de Minamata, no Japão.
Sobre a Doença de Minamata, responda aos itens a seguir.
A) Histórico.
B) Quadro clínico e evolução.
C) Exames laboratoriais que definem o diagnóstico
D) Algumas das atividades econômicas em que os trabalhadores estão potencialmente expostos à doença.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No Brasil, os(as) trabalhadores(as) com deficiência, sejam da iniciativa privada, como do serviço público, fazem jus à aposentadoria especial, de acordo com o grau da deficiência, idade e sexo, conforme os dispositivos contidos nos Artigos 40 e 201 da Constituição da República de 1988, e na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013, que adota o conceito de pessoa com deficiência preconizado pela Convenção das Nações Unidas sobre Pessoas com Deficiência. A Portaria Interministerial AGU/MPS/MF/SEDH/MP nº 1 de 27/01/2014, publicada no Diário Oficial da União em 30/01/2014, aprova o Índice de Funcionalidade Brasileiro Aplicado para Fins de Classificação e Concessão da Aposentadoria da Pessoa…
A Saúde do Trabalhador, conforme o Art. 200 da Constituição da República de 1988, é competência do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde as décadas de 2000 e 2010, as ações em Saúde do Trabalhador vêm sendo implantadas no SUS e, atualmente, seguem uma política pública específica para esta área.
1
A Portaria do Ministério da Saúde GM/MS nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, cujo conteúdo foi republicado no Anexo XV da Portaria de Consolidação MS nº 02, de 02 de setembro de 2017, institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). Baseando-se nos dispositivos dessas Portarias, responda aos itens solicitados abaixo.
I. Cite os princípios e as diretrizes da PNSTT.
II. Uma …




Sobre a Doença de Minamata, responda aos itens a seguir.
A) Histórico.
A doença iniciou-se em Minamata, provincia de Kumamoto , após instalação da fábrica da Chisso e produção e despejo em agua pluviais de sufeto de mércúrio (II) que por processos de biotransformação levavam a formação de metil-mercúrio, sendo ingeridos por animais menores na cadeia de ciclo animal, ocasionando o processo de bioquantificação ,ou seja, aumento das concentrações a médida que se chegava ao elementar maior da cadeia.
B) Quadro clínico e evolução.
Caracteriza-se com ataxia, fraqueza muscular, hipoestesia em mãos e pés, redução do campo visual, dano auditivo e de fala. Nos casos graves ocasionava insanidade, paralisia, coma até a morte. Podia afetar os fetos, levando à microencefalia, semelhantes a paralisia cerebral
C) Exames laboratoriais que definem o diagnóstico
Resposta: metil-mercúrio ou sais de mercúrio orgânico deve ser medido no sangue
D) Algumas das atividades econômicas em que os trabalhadores estão potencialmente expostos à doença.
Manuseio de termômetros com mercúrio, manuseio de aparelhos de pressão, indústria metalúrgica, extração de ouro, amalgamação, restauração com amalgama ( atualmente já se utilizam produtos que substituiram o mercúrio), fabricação de lâmpadas, ampolas de raios-x e retificadores, entre outros subtipos.