Item I.
O candidato deve apresentar o código de uma função f(A, S), onde:
A é um array unidimensional contendo n (n 2) números inteiros positivos, sem duplicação;
S é um número inteiro.
O objetivo da função é localizar, em A, algum par de números distintos cuja soma seja igual a S. A função retorna, num array de dois elementos, o primeiro par encontrado. Se não encontrar, retorna o par (-1,-1).
O código deve seguir a sintaxe da linguagem JavaScript ou da linguagem Python. No segundo caso, a indentação deve estar claramente estabelecida.
Item II.
O candidato deve apresentar, de forma sucinta e conclusiva, a análise da complexidade do algoritmo adotado no item (I).
Exemplo.
Para o array A = [1, 3, 6, 7, 9, 12, 14, 15], com n=8, f(A, 20) retornaria o par (6,14), ou (14,6). Para f(A,5), o valor retornado seria o par (-1,-1).
Observações.
Serão objetos de avaliação:
- A sintaxe e a organização do código;
- A conformidade com a especificação;
- Os argumentos e a clareza da análise da complexidade;
- O grau de complexidade alcançado pelo algoritmo empregado. Quanto mais eficiente, maior a pontuação.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal foi instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e tem por objetivo a disponibilização na internet – por parte de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional – de dados e informações acessíveis ao público que possam ser livremente lidos por máquina, usados, cruzados e reutilizados, fomentando-se o controle social, o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento da cultura de transparência pública e a inovação nos diversos setores da sociedade.
O Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil (PDA/BC) estabelece o modelo de governança, diretrizes e orientações estratégicas e operacio…
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é usado em diversas instituições públicas, como sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos.

Figura 1. Tela de login da versão do SEI para desktops
A criação do Sistema se deu em 2009, objetivando maior agilidade ao trâmite de processos, prescindir do papel como suporte físico para documentos institucionais, gerar economia em termos de aquisição e guarda de papéis e documentos, serviços de postagem, bem como garantir maior transparência aos registros administrativos. Hoje é o sistema que deve ser preferencialmente adotado por toda a administração pública feder…
Uma instituição pública deseja modernizar seu sistema interno de gestão de solicitações administrativas, atualmente baseado em planilhas e troca de e-mails. O novo sistema será desenvolvido como uma aplicação web, acessível a servidores e gestores, permitindo registro de novas solicitações (ex.: passagens, diárias, TI, manutenção); consulta e atualização do status; anexação de documentos; e visualização gerencial de pendências e tempos de atendimento.
A equipe de desenvolvimento decidiu adotar a arquitetura MVC (Model–View–Controller) para garantir separação de responsabilidades, baixa acoplamento e facilidade de manutenção.
No projeto, definiu-se que o Model representará entidades como Soli…



