sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q132199 | Administração Geral e Pública
Banca: CS/UFGVer cursos
Ano: 2018
Órgao: UFG - Universidade Federal de Goiás
Cargo: Técnico - UFG

A-+=
novo
Salvar em caderno (3)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A empresa IMÓVEIS DOS SONHOS, especializada em venda de imóveis, está localizada em uma grande capital e atua nesse mercado desde 1978, com 40 anos de experiência. Sua marca está consolidada e ela tem uma ótima imagem no mercado local e nas cidades próximas, onde também atua desde sua fundação.

Nos últimos anos, os proprietários da empresa estão percebendo algumas mudanças negativas no mercado em que estão inseridos. A venda de imóveis tem caído e as taxas de juros para financiamentos têm sido elevadas paulatinamente. Além disso, algumas empresas concorrentes surgiram nos últimos 10 anos e têm conseguido absorver parte da carteira de clientes da IMÓVEIS DOS SONHOS. Estão ocorrendo, também, alterações consideradas positivas na legislação local e nacional, sobre a compra e venda de imóveis, fatores esses que podem impactar positivamente as negociações. Porém, devido à recessão, a empresa teve que diminuir o quadro de funcionários, além de trocar alguns funcionários mais antigos por pessoas mais jovens, mas com menor experiência, para, assim, reduzir os gastos com pessoal. Essas ações têm impactado diretamente na diminuição da qualidade dos serviços prestados. Esses novos funcionários têm encontrado alguma resistência, por parte dos funcionários remanescentes, ao seu engajamento e também encontram dificuldade em se adaptar às normas e políticas existentes na empresa, bem como no processo de adaptação à cultura existente. Os proprietários da empresa estão atentos e preocupados com esses fatores presentes no ambiente organizacional e querem realizar um planejamento estratégico para auxiliar a empresa nesse momento de mudança. Para tanto, eles precisam fazer uma análise do ambiente organizacional e te contrataram para prestar uma consultoria. Como primeira ação, eles querem entender o quadro geral e, para tanto, com as informações acima, faça a seguir uma análise SWOT (FOFA).


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAdministração Geral e Pública
BancaCS/UFG

Leia o caso a seguir.

Na função de Assistente Administrativo, você foi designado com a responsabilidade pelo planejamento e organização de coleta de dados para a elaboração de relatórios estatísticos, planos e programas. Diante desse desafio, torna-se imperativo introduzir melhorias contínuas nessas atividades.

A partir do caso apresentado, explique como a aplicação do ciclo PDCA pode ser fundamental para aprimorar o processo de coleta de dados e elaboração de relatórios. Logo após, elabore um plano prático, destacando ações concretas que poderiam ser implementadas para otimizar o processo, considerando os princípios do PDCA.

A Comissão de Gestão e Inovação do Tribunal de Justiça (TJ) se reuniu para discutir formas de aumentar o controle dos agentes públicos, mas sem prejudicar a eficiência do órgão. No âmbito das discussões, ressaltou-se que o controle excessivo é uma regressão ao modelo burocrático, logo, deveria ser evitado. Por outro lado, defendeu-se que a governança e a accountability são ferramentas de controle criadas no âmbito do modelo de Administração gerencial, por isso, devem ser implementadas. Além disso, frisou-se que o TJ, no âmbito do controle orçamentário e financeiro, já adota ferramentas de controle e planejamento, uma vez que segue as diretrizes descritas nas leis orçamentárias.

Tendo como ba…

A inter-relação das organizações com o ambiente tem se intensificado ao longo do tempo. Paralelamente ao objetivo de crescimento e desenvolvimento organizacional surge o objetivo social, ou seja, as organizações também têm responsabilidade social em relação aos seus colaboradores, consumidores, acionistas e a toda comunidade onde atuam.
Nesse sentido,
a) defina as abordagens da Obrigação Social, da Responsabilidade Social e da Sensibilidade Social;
b)identifique as responsabilidades sociais previstas em cada uma das seguintes abordagens: da Obrigação Social, da Responsabilidade Social e da Sensibilidade Social;
c) apresente dois argumentos a favor e dois contra a responsabilidade social …

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários