Leia, com atenção, as informações a seguir.
A introdução da obrigatoriedade de divulgação do fluxo de caixa para as empresas no Brasil, após o advento da Lei Federal nº 11.638/07, reforçou a necessidade e a importância desse tipo de informação como subsídio fundamental para o processo de gestão empresarial. Antes mesmo dessa obrigatoriedade os analistas e os investidores mais especializados já reivindicavam esse tipo de informação das empresas que negociavam ações no mercado aberto.
Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificam a má gestão financeira como um dos fatores que têm levado os empreendedores brasileiros a encerrar suas atividades antes de cinco anos de existência. Uma empresa no início de suas operações, ou ainda em situações conjunturais complicadas pode conviver por certo tempo com baixas margens de lucros ou até mesmo negativas, porém é necessário ter capacidade financeira para sustentar suas operações ao longo desse período de crise, de conquista ou consolidação de mercado.
Em tese, a geração de lucro é o que garante a manutenção da empresa no médio e longo prazo, mas efetivamente o que sustenta a sobrevivência da empresa no curto prazo é a geração de caixa e, portanto, uma boa gestão financeira é questão essencial.
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo com o tema “Demonstração do fluxo de caixa”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) o que é fluxo de caixa e sua forma de apresentação ou evidenciação?;
b) qual a importância do fluxo de caixa e que tipo de informações disponibiliza aos usuários externos?; e
c) explique o sentido da expressão, em contabilidade, para os contadores: “lucro não é caixa e caixa não é lucro”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia, com atenção, as informações a seguir.
Com a promulgação da Lei no 11.638/2007, estabeleceu-se que todo resultado positivo das sociedades por ações será destinado ao pagamento de dividendos ou à constituição de reservas. Assim, a conta Lucros Acumulados não deve mais figurar com saldo no Balanço Patrimonial das sociedades sujeitas à Lei no 6.404/1976. Acerca desse tema, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo, abordando, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) o objetivo pretendido pela lei com essa medida;
b) a abrangência dessa medida, isto é, quais tipos de empresas estão sujeitas a essa norma;
c) o tratamento dispensado à conta Lucros ou Prejuízos Acumulados;
d) como proced…
Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
As contas são nomes (títulos) que qualificam os elementos patrimoniais (bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, despesas e receitas) e os quantificam por meio de saldos devedores e credores. A Contabilidade tem por objeto o patrimônio das entidades (conjunto de bens, direitos e obrigações) e tem por objetivo o controle desse patrimônio, que é realizado por meio de lançamentos contábeis nas contas que representam os bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, despesas e receitas da entidade. Portanto, o controle é realizado sob a forma de contas patrimoniais e de contas de resultado. Por exemplo, quando a empresa realiza uma venda a p…




Texto muito bem escrito! Parabéns!!