A fim de realizar o mapeamento de processos de negócio para as unidades organizacionais, a Funpresp assinou contrato com empresa terceirizada especializada na prestação desse tipo de serviço. O contrato previa a prestação de serviço para planejamento da demanda, modelagem da situação atual dos processos, dentre outros. Segundo o documento, a contratação de empresa especializada em mapeamento de processos auxiliará na elevação dos padrões dos processos internos da Fundação, por meio da Gestão por Processos e contribuirá para o desenvolvimento de uma visão interfuncional ponta a ponta dos processos.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, redija um texto dissertativo acerca das propriedades da gestão de processos nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), considerando a utilidade dessa técnica para a melhoria dos indicadores de qualidade dos serviços. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
- Descreva os dois tipos de processos — primários e de apoio — e o modo como se dão em uma EFPC. [valor: 8,50 pontos]
- Discorra sobre como se manifesta a hierarquia típica da gestão de processos no caso de emissão de certidão de contribuições para um participante pela EFPC, citando, pelo menos, quatro procedimentos e seus respectivos níveis na referida hierarquia. [valor: 10,00 pontos]
- Discorra sobre as boas práticas de gestão de processos em relação a documentos, desempenho, terminologia na redação, parâmetros de desempenho e adaptação à estrutura organizacional. [valor: 10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TCU inicia avaliação sobre transparência dos portais públicos em nível federal
Levantamento dos dados leva em conta a clareza e a facilidade das informações digitais disponibilizadas pelo poder público à sociedade
Por Secom
30/04/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, na sessão plenária de 9 de abril, por meio do Acórdão 788/2025, o início em âmbito federal do ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Trata-se de levantamento anual da transparência das informações disponíveis nos portais públicos das três esferas de governo em todos os poderes da República, realizado em conjunto pelos 33 tribunais de contas que integram o sistema de controle externo nacion…
A empresa fictícia AlfaTech Soluções, do setor de tecnologia, tem passado por um processo de reestruturação organizacional para melhorar seus índices de produtividade e engajamento dos colaboradores. Como parte dessa transformação, a diretoria decidiu investir em práticas modernas de gestão de pessoas, reconhecendo que a liderança é um dos pilares fundamentais da boa governança, ao lado da estratégia e do controle.
Durante o processo, o setor de Recursos Humanos percebeu que os líderes da organização tinham estilos muito diversos, e nem todos demonstravam habilidades consistentes de liderança, o que impactava negativamente o clima organizacional e os resultados das equipes.
Diante desse cená…
Gestão instala comitê para ampliar acesso à informação e transparência
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) inaugurou o Comitê de Integridade, Transparência, Acesso à Informação, Riscos e Controle (CITARC) ao realizar sua primeira reunião nesta quarta-feira (1/11). No encontro, o colegiado deu início à discussão do documento que fundamenta a Política de Gestão de Riscos do MGI. Na ocasião, também foram avaliadas ações referentes aos Planos de Gestão de Risco, o Programa Pró-Integridade e ao Plano de Dados Abertos do Ministério.
De acordo com o presidente do CITARC e Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MGI, Francisco Eduardo de Holanda Bessa, a instalaç…



