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Q131031 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2021
Órgao: ALECE - Assembleia Legislativa do Ceará
Cargo: Analista Legislativo - ALECE
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Inaugurada oficialmente no dia 7 de abril de 2006, Dia do Jornalista, data em que também se comemoraram os 171 anos da instalação da Assembleia da Província do Ceará, a TV Assembleia — Canal 31.1 Digital — é mais um veículo de aproximação e interlocução entre o Poder Legislativo e a sociedade. Por meio da emissora, o Poder Legislativo oferece ao povo cearense um instrumento de acompanhamento do trabalho de seus representantes, de transparência de todos os atos emanados da Casa, de educação para a cidadania e de prestação de serviços comunitários.

Internet: <www.al.ce.gov.br> (com adaptações).

Ainda que estivesse explícito na legislação que a prioridade das emissoras legislativas era a veiculação das sessões parlamentares — algo que não era atribuição da mídia privada —, a inserção das TVs legislativas nos canais básicos de utilização gratuita da TV a cabo não passou imune às críticas dos principais grupos e redes de comunicação comercial do país. No período da instalação tanto da TV Senado quanto da TV Câmara, jornais impressos, revistas e emissoras de televisão veicularam matérias e editoriais ressaltando que aquelas TVs serviriam apenas como instrumento de manipulação dos eleitores ou como palanques eleitorais para os parlamentares.

Paulo V. Melo. TVs legislativas e políticas de comunicação no Brasil: perspectivas no Novo Marco Regulatório das Comunicações.

V Congresso da Compolítica, Curitiba – PR, 8 a 10 de maio de 2013 (com adaptações).

[…] não é preciso buscar fórmulas mágicas para aumentar o interesse do cidadão pelo que se passa no Parlamento […] basta criar canais de inclusão política, pois o cidadão quer falar, reclamar, denunciar, propor e debater as decisões que afetam a vida dele.

Júlio Mósquera. E eu com isso? Rio de Janeiro: Globo, 2006, p. 185.

Na percepção de Fábio Rios, especialista em análise de dados, é fundamental que líderes políticos utilizem a tecnologia a seu favor e, principalmente, a favor da democracia. “As tecnologias mudam e se reinventam com uma velocidade muito grande, e esses movimentos tendem a ganhar cada vez mais força. Não é de hoje que se fala em Governo Eletrônico; isso é algo discutido desde o início da Internet, com o objetivo de favorecer a cidadania. Com isso, temos ampliado a capacidade de envolvimento da população no processo decisório da gestão pública”, avaliou. Márcio Coimbra, diretorexecutivo do Interlegis, destacou a criação e implementação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), desenvolvido pelo Interlegis no início da pandemia da covid-19. O modelo possibilitou a continuidade das sessões de plenárias deliberativas de forma remota. “Não é mais necessário estar fisicamente presente para votar projetos importantes para a população. Com o processo eletrônico, os parlamentares conseguem realizar as deliberações, em uma espécie de plenário virtual. Na prática, isso significa redução de gastos públicos e maior participação popular, pois, com acesso à Internet, é possível acompanhar as sessões plenárias de qualquer lugar, até do aparelho celular, e fazer pressão nos assuntos de seu interesse”, comentou Coimbra.

Internet: <www.interlegis.leg.br> (com adaptações).

Considerando que os textos anteriores têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.

O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NA APROXIMAÇÃO DA POPULAÇÃO COM A ATIVIDADE LEGISLATIVA


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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