Inaugurada oficialmente no dia 7 de abril de 2006, Dia do Jornalista, data em que também se comemoraram os 171 anos da instalação da Assembleia da Província do Ceará, a TV Assembleia — Canal 31.1 Digital — é mais um veículo de aproximação e interlocução entre o Poder Legislativo e a sociedade. Por meio da emissora, o Poder Legislativo oferece ao povo cearense um instrumento de acompanhamento do trabalho de seus representantes, de transparência de todos os atos emanados da Casa, de educação para a cidadania e de prestação de serviços comunitários.
Internet: <www.al.ce.gov.br> (com adaptações).
Ainda que estivesse explícito na legislação que a prioridade das emissoras legislativas era a veiculação das sessões parlamentares — algo que não era atribuição da mídia privada —, a inserção das TVs legislativas nos canais básicos de utilização gratuita da TV a cabo não passou imune às críticas dos principais grupos e redes de comunicação comercial do país. No período da instalação tanto da TV Senado quanto da TV Câmara, jornais impressos, revistas e emissoras de televisão veicularam matérias e editoriais ressaltando que aquelas TVs serviriam apenas como instrumento de manipulação dos eleitores ou como palanques eleitorais para os parlamentares.
Paulo V. Melo. TVs legislativas e políticas de comunicação no Brasil: perspectivas no Novo Marco Regulatório das Comunicações.
V Congresso da Compolítica, Curitiba – PR, 8 a 10 de maio de 2013 (com adaptações).
[…] não é preciso buscar fórmulas mágicas para aumentar o interesse do cidadão pelo que se passa no Parlamento […] basta criar canais de inclusão política, pois o cidadão quer falar, reclamar, denunciar, propor e debater as decisões que afetam a vida dele.
Júlio Mósquera. E eu com isso? Rio de Janeiro: Globo, 2006, p. 185.
Na percepção de Fábio Rios, especialista em análise de dados, é fundamental que líderes políticos utilizem a tecnologia a seu favor e, principalmente, a favor da democracia. “As tecnologias mudam e se reinventam com uma velocidade muito grande, e esses movimentos tendem a ganhar cada vez mais força. Não é de hoje que se fala em Governo Eletrônico; isso é algo discutido desde o início da Internet, com o objetivo de favorecer a cidadania. Com isso, temos ampliado a capacidade de envolvimento da população no processo decisório da gestão pública”, avaliou. Márcio Coimbra, diretorexecutivo do Interlegis, destacou a criação e implementação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Remoto (SAPL-R), desenvolvido pelo Interlegis no início da pandemia da covid-19. O modelo possibilitou a continuidade das sessões de plenárias deliberativas de forma remota. “Não é mais necessário estar fisicamente presente para votar projetos importantes para a população. Com o processo eletrônico, os parlamentares conseguem realizar as deliberações, em uma espécie de plenário virtual. Na prática, isso significa redução de gastos públicos e maior participação popular, pois, com acesso à Internet, é possível acompanhar as sessões plenárias de qualquer lugar, até do aparelho celular, e fazer pressão nos assuntos de seu interesse”, comentou Coimbra.
Internet: <www.interlegis.leg.br> (com adaptações).
Considerando que os textos anteriores têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.
O PAPEL DAS MÍDIAS DIGITAIS NA APROXIMAÇÃO DA POPULAÇÃO COM A ATIVIDADE LEGISLATIVA
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O crescimento do acesso de crianças e adolescentes a ambientes digitais trouxe novos desafios à proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990). Questões como a exposição precoce a conteúdos impróprios, a coleta abusiva de dados pessoais e a chamada adultização de crianças em redes sociais tensionam o princípio da prioridade absoluta e exigem respostas normativas e tecnológicas. Nesse contexto, ganha relevância o conceito de “segurança por design”, que implica a incorporação, desde a concepção de plataformas digitais, de mecanismos de proteção adequados à faixa etária e ao desenvolvimento infantil.
Com base nesse cenário, redija um texto dissertat…
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) lançou recentemente a proposta de incrementar as investigações com inteligência artificial. A metodologia prevê ensinar um robô a fazer a leitura de dados específicos e os cruzamentos chave para a investigação.
O objetivo é desenvolver mecanismos que possam acelerar o combate à corrupção, fraudes e crimes cibernéticos. Isso é possível porque os softwares de última geração não apenas compreendem significados de conteúdos dentro dos documentos como também fazem correlações, sendo possível analisar milhares de páginas e estabelecer conexões automaticamente.
Clarisse Sieckenius de Souza. Avanço da inteligência artificial revoluciona
p…
A imagem da democracia cotidiana é semelhante ao movimento dos átomos: a física impede que eles se expandam para dentro uns dos outros, e sequer é possível que se toquem sem que se explodam. No entanto, eles tampouco são capazes de governar seu ímpeto de expansão, sua vontade de potência. Assim, os átomos se espremem entre si, crescendo até o limite um do outro, cumprindo duas regras: a de se expandir e a de não invadir o espaço do outro. Na vida social, a mesma dinâmica está dada em todos os lugares em que os encontros são inevitáveis. Tudo acontece no profundo das relações, das pequenas e das grandes, que determinam a dinâmica da convivência.
Internet: <https://diplomatique.org.br/> …



