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Q130890 | Contabilidade Geral
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2021

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Considerando que você foi contratado para trabalhar na área contábil de um Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC). No primeiro dia trabalho, o seu chefe comentou que a Contabilidade das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, assim como a Contabilidade Societária, tem vivenciado, nos últimos anos, um amplo processo de mudanças visando à convergência às Normas Internacionais de Contabilidade. Adicionou que os principais pontos focados dessas mudanças são os relatórios contábeis disponibilizados aos participantes, conforme determina as normas IAS nº 26 (International Accounting Standards) e CPC nº 49 (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

Considerando o texto acima unicamente motivador, redija um texto acerca dos conceitos e regras de contabilidade aplicada à previdência complementar e das modalidades de planos de benefícios de caráter previdenciário, abordando os seguintes aspectos:

  1. Quais os objetivos dos relatórios contábeis aplicados as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e as normas contábeis devem ser observadas por essas entidades? [valor: 7,00 pontos]
  2. Discorra acerca da segregação patrimonial nas EFPC; [valor: 7,00 pontos]
  3. Discorra sobre as três modalidades básicas de Planos de Benefícios Previdenciários e suas principais características; [valor: 8,50 pontos]
  4. Discorra acerca das características do plano de gestão administrativa. [valor: 7,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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BancaCebraspe (Cespe)

Um analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE MG), ao realizar uma auditoria nas contas de determinada empresa estatal, verificou que ela apresentava a seguinte situação Patrimonial em 31/12/2022:

 

ATIVO

– Ativo Circulante (Disponível) – 250.000

– Ativo Não Circulante (Intangível) – 50.000,00

TOTAL DO ATIVO = 300.000

 

PASSIVO

– Passivo Circulante (Empréstimos) – 20.000

– Passivo Não Circulante (Empréstimos) – 80.000

– Patrimônio Líquido (Capital Social) – 200.000 –

TOTAL DO PASSIVO + PL = 300.000

 

Considere as seguintes informações para resolução: os empréstimos, no valor de R$ 100.000,00, foram obtidos em 31/12/2022, sobre os quais incide taxa de ju…

Em 8 de maio de 2009, a Coordenadoria Técnica do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) torna pública a aprovação, pelos membros do CPC, de acordo com as disposições da Resolução CFC n.º 1.055/05 e alterações posteriores, do PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 16 – ESTOQUES. O Pronunciamento foi elaborado a partir do IAS 2 – Inventories (IASB) e sua aplicação, no julgamento do Comitê, produz reflexos contábeis que estão em conformidade com o documento editado pelo IASB.

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, tendo como base o pronunciamento técnico CPC16 – Estoques, elabore um texto dissertativo abordando o que se pede a seguir:

  1. Apresente o conceito de estoques. [Valor: …

Os sócios da empresa ABC contrataram uma equipe de auditoria independente para analisar suas demonstrações contábeis do exercício de 2024 e indicar melhorias para o controle interno vigente. Durante os trabalhos de auditoria, a equipe identificou indícios de (i) saldo credor na conta caixa no encerramento; (ii) cancelamentos de notas fiscais após o fechamento, sem documentação de devolução; (iii) aumento de capital com registro societário sem a identificação de ingressos bancários; (iv) despesas com serviços de empresas recém constituídas, sem comprovação da prestação desses serviços; (v) estoques avaliados com inclusão de despesas de venda; (vi) pagamento de fornecedores posterior à data-ba…

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