Geraldo, domiciliado no Município de Contagem/MG e proprietário de um terreno localizado no Município de Belo Horizonte/MG, efetuou a permuta do referido terreno com Pedro, domiciliado na capital mineira, que, em contrapartida, entregou a Geraldo uma chácara localizada na área rural também da capital mineira. Ambos os imóveis tinham o mesmo valor. O negócio foi realizado por meio de lavratura de escritura pública de permuta, no dia 15/02/2020, em cartório localizado em Belo Horizonte/MG. O registro da aquisição do imóvel urbano no Cartório de Registro de Imóveis foi realizado no mesmo dia. O terreno, localizado em perímetro urbano, possui em sua proximidade uma escola e uma unidade de saúde, bem como rua asfaltada, acesso ao sistema de distribuição de água e esgoto e energia elétrica. Nesse sentido, considerando a situação hipotética apresentada acima, o disposto na Legislação Tributária do Município de Belo Horizonte/MG e o período compreendido entre 01/02/2020 e 01/05/2021, elabore um texto dissertativo respondendo sobre o(s) imposto(s) de competência do Município de Belo Horizonte/MG incidente(s) na(s) operação(ões), o Fato Gerador de cada imposto, a data em que se considera ocorrido o Fato Gerador e o respectivo contribuinte.
Obs.: desconsiderar o tributo incidente sobre o serviço prestado pelo cartório.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
O município de Belo Horizonte aprovou lei ampliando o perímetro urbano da cidade. A referida ampliação acabou por avançar sobre chácaras destinadas, exclusivamente, à exploração de atividade extrativista, agrícola e pecuária. Sobre tais imóveis sempre houve incidência de Imposto Sobre Propriedade Territorial Rural – ITR e, em que pese estarem anteriormente em área rural, possuem abastecimento de água e rede de iluminação pública. Ademais, os proprietários possuem Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Tendo em vista a aprovação da norma, o setor competente do município de Belo Horizonte realizou o lançamento do Imposto Pred…
Durante fiscalização em uma empresa de transporte de passageiros, o setor de fiscalização tributária do município constatou que a empresa presta serviço público caracterizado como intramunicipal. Contudo, a empresa declara mensalmente que os serviços por ela prestados não estariam sujeitos à incidência de Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), deixando de recolher o tributo. Por considerar que tais operações se caracterizam como fato gerador do tributo municipal, o Fisco, após a notificação do contribuinte, constituiu o auto de infração e abriu prazo para contestação. Após ser regularmente intimado, o contribuinte interpôs impugnação apresentando os seguintes motivos de fato e d…
Considere a seguinte situação hipotética:
Tício arrematou imóvel em hasta pública ocorrida do Município de Vargem Grande do Sul, tendo oferecido para tanto lance de 400 mil reais. Voluntariamente, dirigiu-se à autoridade administrativa municipal a fim de promover o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (IBTI), cuja alíquota, conforme lei municipal em vigor, estava definida em 3%. Entretanto, houve contradição entre os valores propostos por Tício e os exigidos pela autoridade administrativa, vez que Tício alegava que a alíquota deveria ter por base de cálculo o valor venal do imóvel, estimado em 300 mil reais. A autoridade administrativa, todavia, pretendeu lançar 16 mil reai…



