Considere o caso a seguir:
Um assistente social foi contratado para integrar a equipe de Serviço Social de uma organização empresarial com inserção consolidada no mercado. Dentre as atribuições da equipe estava a prestação de assessoria à Diretoria da organização, em relação ao processo de planejamento e definição de objetivos e metas organizacionais, sobretudo no que se refere à identificação de fatores que pudessem prejudicar o desempenho dos funcionários e a produtividade do trabalho. Para atender a esta demanda organizacional, o profissional recém-contratado buscou, nos arquivos do Serviço Social, dados e informações que lhe permitissem formar um quadro geral dos procedimentos até então realizados e identificar tendências presentes na dinâmica organizacional. O profissional, no entanto, não conseguiu localizar dados e informações sufi cientes para a produção de uma análise minimamente consistente. Percebeu que não havia, por parte da equipe, a preocupação com o registro fiel dos dados relativos a atendimentos, procedimentos e reuniões, e, além disso, os poucos registros disponíveis eram dispersos precários e de difícil recuperação. A maior preocupação da equipe era com a contagem dos atendimentos, tendo em vista a necessidade de informar, mensalmente à Coordenação de Serviços Técnicos o total de atendimentos prestados. Por outro lado, as condições materiais de trabalho disponíveis à equipe eram razoáveis, dispondo os profissionais de, dentre outros recursos, um número significativo de computadores, impressoras e rede com acesso à Internet.
A partir do caso relatado acima, e com base no texto de Veloso (2011), analise e discuta os seguintes pontos:
a- De que maneiras a tecnologia da informação poderia potencializar o trabalho desta equipe?
b- Quais seriam os elementos condicionantes da incorporação da tecnologia da informação ao trabalho desta equipe?
c- Que cuidados e preocupações a equipe teria que ter para não cair em uma postura tecnicista?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere o caso a seguir:
Um assistente social foi contratado para integrar a equipe de Serviço Social de uma organização empresarial com inserção consolidada no mercado. Dentre as atribuições da equipe estava a prestação de assessoria à Diretoria da organização, em relação ao processo de planejamento e definição de objetivos e metas organizacionais, sobretudo no que se refere à identificação de fatores que pudessem prejudicar o desempenho dos funcionários e a produtividade do trabalho. Para atender a esta demanda organizacional, o profissional recém-contratado buscou, nos arquivos do Serviço Social, dados e informações que lhe permitissem formar um quadro geral dos procedimentos até então …



