sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q130601 | Serviço Social
Banca: CEPERJVer cursos
Ano: 2013
Órgao: Fundação CECIERJ

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Considere o caso a seguir:

Um assistente social foi contratado para integrar a equipe de Serviço Social de uma organização empresarial com inserção consolidada no mercado. Dentre as atribuições da equipe estava a prestação de assessoria à Diretoria da organização, em relação ao processo de planejamento e definição de objetivos e metas organizacionais, sobretudo no que se refere à identificação de fatores que pudessem prejudicar o desempenho dos funcionários e a produtividade do trabalho. Para atender a esta demanda organizacional, o profissional recém-contratado buscou, nos arquivos do Serviço Social, dados e informações que lhe permitissem formar um quadro geral dos procedimentos até então realizados e identificar tendências presentes na dinâmica organizacional. O profissional, no entanto, não conseguiu localizar dados e informações sufi cientes para a produção de uma análise  minimamente consistente. Percebeu que não havia, por parte da equipe, a preocupação com o registro fiel dos dados relativos a atendimentos, procedimentos e reuniões, e, além disso, os poucos registros disponíveis eram dispersos precários e de difícil recuperação. A maior preocupação da equipe era com a contagem dos atendimentos, tendo em vista a necessidade de informar, mensalmente à Coordenação de Serviços Técnicos o total de atendimentos prestados. Por outro lado, as condições materiais de trabalho disponíveis à equipe eram razoáveis, dispondo os profissionais de, dentre outros recursos, um número significativo de computadores, impressoras e rede com acesso à Internet.

A partir do caso relatado acima, e com base no texto de Veloso (2011), analise e discuta os seguintes pontos:

a- De que maneiras a tecnologia da informação poderia potencializar o trabalho desta equipe?

b- Quais seriam os elementos condicionantes da incorporação da tecnologia da informação ao trabalho desta equipe?

c- Que cuidados e preocupações a equipe teria que ter para não cair em uma postura tecnicista?


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaServiço Social
BancaCEPERJ

Considere o caso a seguir:

Um assistente social foi contratado para integrar a equipe de Serviço Social de uma organização empresarial com inserção consolidada no mercado. Dentre as atribuições da equipe estava a prestação de assessoria à Diretoria da organização, em relação ao processo de planejamento e definição de objetivos e metas organizacionais, sobretudo no que se refere à identificação de fatores que pudessem prejudicar o desempenho dos funcionários e a produtividade do trabalho. Para atender a esta demanda organizacional, o profissional recém-contratado buscou, nos arquivos do Serviço Social, dados e informações que lhe permitissem formar um quadro geral dos procedimentos até então …

Ana Elisabete Mota, em artigo publicado em 2010, afirma que, nos anos 2000, a Política de Assistência Social adquiriu centralidade na Seguridade Social. Cite dois fatores presentes na atual conjuntura que explicam a centralidade da assistência social, e como tais circunstâncias limitam o enfrentamento da questão social.
José Paulo Netto em artigo publicado em 2006 discorre a respeito da construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social. Cite dois condicionantes políticos existentes na transição dos anos setenta aos oitenta no Brasil, que viabilizaram a construção deste novo projeto profi ssional do Serviço Social e aponte um dos fatores que colocam a hegemonia do Projeto Ético-Político em xeque nos anos de 1990.

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários