sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q130582 | Estatística
Banca: CEPERJVer cursos
Ano: 2013
Órgao: Fundação CECIERJ

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Com o objetivo de produzir subsídios para a avaliação dos cursos na modalidade EAD de uma universidade, foi realizada uma pesquisa onde inicialmente foram avaliados dois cursos: ‘Álgebra Linear’ e ‘Introdução à Sociologia’. Para essa pesquisa foi selecionada uma amostra aleatória de professores de Matemática e outra amostra aleatória de professores de Sociologia. No total, foram pesquisados 60 professores, sendo 30 de cada curso. Dentre as perguntas às quais eles foram submetidos, estava: ‘Como você avalia o material didático oferecido pelo curso?’. Para responder a essa pergunta, os professores deveriam atribuir uma nota de zero a 10, onde 10 significava que eles estariam completamente satisfeitos com o material. Os professores de Matemática responderam apenas referente ao material de Álgebra Linear, e os professores de Sociologia avaliaram somente o material de Introdução à Sociologia. Sendo assim, existem duas amostras independentes.

Os dados das amostras geraram as estatísticas apresentadas na tabela a seguir:

Produza um texto onde seja realizada a análise sobre o tema com base nas estatísticas fornecidas. Esse texto deve contemplar necessariamente os seguintes tópicos:

  • a análise o comportamento das variáveis com base nas estatísticas descritivas. Nessa análise, comente sobre as medidas de posição e dispersão, indicando qual das variáveis apresenta maior dispersão relativa. Avalie, também, o coeficiente de assimetria de cada variável;
  • o esboço do Box-Plot de cada variável e a comparação das duas distribuições. Verifique se existem valores extremos (ou outliers) em cada uma das variáveis. Apresente os cálculos, e os gráficos, separadamente;
  • realização do teste de comparação das médias onde seja verificado se existe diferença significativa entre as médias das notas atribuídas ao material dos dois cursos. Indique o teste a ser utilizado; a hipótese nula e a hipótese alternativa (H0 e H1); calcule a estatística de teste; indique o valor crítico considerando um nível de significância de 5%. Por fim, conclua.

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaEstatística
BancaCEPERJ

Com o objetivo de produzir subsídios para a avaliação dos cursos na modalidade EAD de uma universidade, foi realizada uma pesquisa onde inicialmente foram avaliados dois cursos: ‘Álgebra Linear’ e ‘Introdução à Sociologia’. Para essa pesquisa foi selecionada uma amostra aleatória de professores de Matemática e outra amostra aleatória de professores de Sociologia. No total, foram pesquisados 60 professores, sendo 30 de cada curso. Dentre as perguntas às quais eles foram submetidos, estava: ‘Como você avalia o material didático oferecido pelo curso?’. Para responder a essa pergunta, os professores deveriam atribuir uma nota de zero a 10, onde 10 significava que eles estariam completamente sati…

O diretor de um museu encomendou uma pesquisa para conhecer melhor seus visitantes e saber as opiniões sobre a visita, uma vez que escutá-los é uma forma de buscar a melhoria contínua da qualidade das exposições, serviços e atividades propostas. Na pesquisa, foram entrevistados 400 visitantes, entre turistas e residentes.

A seguir são apresentadas algumas perguntas do questionário que foi aplicado aos visitantes.

Pergunta 1.5 – Avalie em uma escala de 0 a 10 o quanto você ficou satisfeito com:

(onde 10 indica ‘totalmente satisfeito’; e zero indica ‘totalmente insatisfeito’)

1. Acervo permanente

2. Valor do ingresso

3. Exposições especiais

4. Sinalização (orientação de entrada, saída, banheir…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários