Texto I
Um dos principais motores do avanço da ciência é a curiosidade humana, descompromissada de resultados concretos e livre de qualquer tipo de tutela ou orientação. A produção científica movida simplesmente por essa curiosidade tem sido capaz de abrir novas fronteiras do conhecimento, de nos tornar mais sábios e de, no longo prazo, gerar valor e mais qualidade de vida para o ser humano.
Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui. Suas realizações estão presentes desde o domínio do fogo até às imensas potencialidades derivadas da moderna ciência da informação, passando pela domesticação dos animais, pelo surgimento da agricultura e indústria modernas e, é claro, pela espetacular melhora da qualidade de vida de toda a humanidade no último século.
Além da curiosidade humana, outro motor importantíssimo do avanço científico é a solução de problemas que afligem a humanidade. Viver mais tempo e com mais saúde, trabalhar menos e ter mais tempo disponível para o lazer, reduzir as distâncias que nos separam de outros seres humanos – seja por meio de mais canais de comunicação ou de melhores meios de transporte – são alguns dos desafios e aspirações humanas para os quais, durante séculos, a ciência e a tecnologia têm contribuído.
(…)
Disponível em https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/116-a-ciencia-e-a-tecnologia-como-estrategia-de-desenvolvimento. Acesso em:
20/05/2021.
Texto II

Disponível em https://artedafisicapibid.blogspot.com/2020/02/webcomicsnoensinodefisica.html . Acesso em: 22/05/2021.
Texto III
A Ciência em Si
(Gilberto Gil/ Arnaldo Antunes)
Se toda coincidência
Tende a que se entenda
E toda lenda
Quer chegar aqui
A ciência não se aprende
A ciência apreende
A ciência em si
Se toda estrela cadente
Cai pra fazer sentido
E todo mito
Quer ter carne aqui
A ciência não se ensina
A ciência insemina
A ciência em si
Se o que se pode ver, ouvir, pegar, medir, pesar
Do avião a jato ao jaboti
Desperta o que ainda não, não se pôde pensar
Do sono do eterno ao eterno devir
Como a órbita da terra abraça o vácuo devagar
Para alcançar o que já estava aqui
Se a crença quer se materializar
Tanto quanto a experiência quer se abstrair
A ciência não avança
A ciência alcança
A ciência em si
Disponível em https://www.vagalume.com.br/gilberto-gil/a-ciencia-em-si.html. Acesso em: 21/05/2021.
Texto IV

Disponível em https://nupesc.wordpress.com/2019/06/26/ciencia-como-pedir-apoio-e-valorizacao-a-desconhecida-producao-cientifica-do-pais/. Acesso em:
22/05/2021.
Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo, com um mínimo de 20 e o máximo de 25 linhas, em norma culta da Língua Portuguesa, sobre o tema
O Papel da Ciência no Brasil Contemporâneo.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Com a pandemia do novo coronavírus, empregadores de todos os setores produtivos se viram obrigados a adotar às pressas o teletrabalho. O que pareceu apenas uma questão logística, no entanto, teve grandes impactos no setor público, revelando tanto obstáculos quanto ganhos de eficiência nos serviços prestados aos cidadãos. Diante esse cenário, elabore um texto dissertativo-argumentativo respondendo às seguintes perguntas: quais os impactos da pandemia da Covid-19 nas instituições públicas? Quais os desafios para implementação do home office no setor público?
O estacionamento de veículos é um grave problema das grandes cidades. Em muitas delas o número de vagas é altamente insuficiente, o que tem causado um aumento exagerado do preço dos estacionamentos. Por outro lado, iniciativas privadas de estacionamento pago têm causado outro tipo de problema, como a falta de segurança e a ausência de responsabilidade por danos ou roubo. Sem falar na coação de que são vítimas os motoristas que saem à noite para locais badalados.
O que se pode fazer, levando-se em conta todas as variáveis que envolvem o papel do automóvel no nosso universo social?
O governo brasileiro criou um programa de auxílio social denominado Bolsa Família. O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
Você considera essa uma boa inciativa governamental? Quais os aspectos negativos que você vê no Programa? Que sugestões ou soluções você apresenta?



