A respeito da participação popular na formação das decisões administrativas Paulo Affonso Leme Machado menciona M. Prieur:
As associações de defesa do meio ambiente sempre reclamaram a introdução do referendo de iniciativa popular a nível local com o fim de levar os poderes locais a instaurar um debate sobre as opções de ordenamento do meio ambiente de um município. Essa reivindicação choca-se com a posição dos eleitos locais, inquietos de serem despojados de seus poderes.
PRIEUR, Michel, 2001, p. 126 apud MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 2004, p. 85-86.
De acordo com o exposto, responta:
a) Quais os fundamentos constitucionais da consulta popular?
b) Quais as formas de manifestação da soberania popular previstas na Constituição da República Federativa do Brasil?
c) Quais as distinções entre plebiscito e referendo?
d) O resultado do plebiscito ou do referendo pode ser modificado por lei ou emenda Constitucional?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No que se refere ao art. 5º da Constituição Federal de 1988, disserte sobre o princípio do devido processo legal. Em seu texto, conforme a Constituição Federal de 1988, a doutrina e o entendimento do Supremo Tribunal Federal, discorra, necessariamente, sobre as garantias processuais dos indivíduos no Estado democrático de direito, apresentando, pelo menos, quatro prerrogativas constitucionais que se relacionam com o devido processo legal. Além disso, informe se é possível a aplicação do princípio do devido processo legal aos estrangeiros. Por fim, defina a aplicação da teoria dos frutos da árvore envenenada no contexto do devido processo legal.
Os direitos fundamentais vinculam todas as pessoas e poderes da República Federativa do Brasil. Diante do vasto elenco de direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988, aliados ao princípio da máxima eficácia da norma constitucional, tem-se por certo que a principal garantidora de direitos fundamentais é a Administração Pública.
Com vistas a incluir socialmente grupos historicamente periféricos, o ordenamento jurídico brasileiro prevê uma série de ações afirmativas a serem empreendidas pelo Poder Público, entre as quais, a reserva de vagas em universidades públicas e concursos públicos em função de diferentes razões, raciais, sociais e/ou em função de deficiência física.
Nesse s…



