Recorde seus estudos sobre noções de Microeconomia. Considere uma economia – inicialmente sem relações comerciais com o resto do mundo – com um mercado de um certo bem, cuja curva de demanda é dada pela seguinte relação entre preços (P) e quantidades (Q):
P = 390 – 3 Q.
Considere que o mercado opera em concorrência perfeita para responder aos itens de (a) a (d).
(a) Qual seria o equilíbrio de mercado (P e Q em equilíbrio), caso a curva de oferta do referido bem no mercado fosse descrita por P = 30 + 3Q?
(b) Em equilíbrio, qual é receita total, paga pelos compradores e recebida pelos vendedores?
(c) Qual é o lucro dos vendedores em equilíbrio no longo prazo? Justifique sua resposta.
(d) Explique como se determina em equilíbrio o custo marginal dos vendedores e determine o seu valor.
Para responder aos itens de (e) a (h), considere que o mercado deixa de operar em concorrência perfeita e passe a operar sujeito ao monopólio de uma empresa, e que a demanda do mercado mantenha-se como anteriormente descrita. Note que a curva de oferta acima indicada equivale, para o monopolista, ao seu custo marginal (CMg), em função de quantidades produzidas, ou seja: CMg = 30 + 3Q. Considere, ainda, que, no novo equilíbrio, em monopólio, sejam comercializadas 40 unidades.
(e) Qual é o preço de comercialização do bem?
(f) Qual é a receita marginal do monopolista?
(g) Comente como o monopólio introduz, no caso específico, ineficiência no mercado, com implicações adversas para certos agentes.
(h) Defina e calcule o peso morto resultante do monopólio.
Para responder aos itens (i) e (j), considere que o preço internacional do bem é R$ 180,00 e que a economia, pequena, se torne aberta, sendo permitido o livre comércio de bens com o resto do mundo. Suponha que as condições da oferta doméstica no mercado se mantenham como anteriormente apresentadas.
(i) Quantas unidades são importadas, e quantas são produzidas domesticamente?
(j) Quantas unidades são importadas, caso se passe a aplicar imposto de importação que adicione ao preço internacional 1/6 do seu valor?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de sol…
Uma característica marcante das últimas décadas é a crescente integração econômica mundial em diversos aspectos: comercial, produtivo, financeiro. Essa questão ganhou mais destaque no período recente, tendo sido chamada de “globalização”. Deve-se notar que esse processo é antigo, tendo sofrido alguns interregnos. No final do século XIX, por exemplo, já se discutia a questão do imperialismo; após a Segunda Guerra ganha destaque a questão das multinacionais; nos anos 60 e 70 assiste-se à emergência e ao crescimento do Euromercado, enfim, é uma sucessão de fatos que mostram a crescente internacionalização/mundialização da economia, culminando na chamada globalização.
Gremaud, Amaury Patrick; Va…
Uma companhia aérea, observando as sugestões e reclamações de seus passageiros em vários voos, criou duas categorias de preços de passagens, de maneira que os passageiros seriam alocados nas aeronaves de uma das seguintes formas: famílias com crianças menores de 5 anos de idade seriam alocadas nos assentos da metade até o fundo do avião, a um preço 20% menor que os dos outros assentos; os demais passageiros poderiam escolher livremente onde se sentar.
Essa companhia aérea é a única provedora de viagens nos trajetos oferecidos por ela e seus aviões não têm divisões de classes especiais, como executiva ou primeira classe, sendo a discriminação descrita a única que ocorre para passagens comprad…



