O Tribunal de Contas do Estado X (TCE/X) conta com algumas vagas de função gratificada a serem preenchidas por seus servidores, constantes do banco de talentos da entidade. Em experiências passadas, alguns servidores ocupantes dessas funções confundiam seus interesses pessoais com o interesse público e, na ânsia de obtenção de privilégios, acabavam por prejudicar o bom andamento da gestão pública. Devido a essas experiências pouco profícuas, o TCE/X, acompanhando o movimento mundial da nova administração pública, vem promovendo mudanças administrativas e organizacionais que assegurem maior eficiência no cumprimento de suas missões.
Assim, o departamento responsável pela seleção dos referidos profissionais pretende encontrar candidatos que atendam as exigências relativas aos aspectos normativos, com a necessária capacidade técnica, mas também que tenham ciência de que o TCE/X vem buscando aprimorar a modernização de sua gestão, visando o alcance das características da administração pública gerencial. Para auxiliar na busca pelos candidatos adequados ao preenchimento das vagas, o referido departamento deseja elaborar questionamentos que subsidiem a avaliação das perspectivas dos candidatos quanto às formas de administração e de sua conduta pessoal em relação aos interesses públicos. O departamento, então, solicitou ao pessoal do setor de controle da área de administração de gestão de pessoas, de material e de patrimônio um parecer para subsidiar a seleção dos candidatos.
Na qualidade de ocupante do cargo de analista de controle da área de administração cujas atribuições preveem orientação aos demais técnicos de outros campos de conhecimento quanto à aplicação de ferramentas administrativas mais adequadas, bem como ao aprimoramento de estudos específicos nas áreas de gestão de pessoas e formas de administração, elabore um Relatório Técnico a respeito da situação hipotética acima apresentada. Seu texto deve embasar-se em conhecimentos teóricos da área e atender à estrutura que se pede a seguir:
Título: “Relatório Técnico nº 20/2022 “(Centralizado)
1 Introdução e relatório: o candidato deve fazer resumo sobre a situação apresentada no caso hipotético e descrever a finalidade do documento. [Valor: 4,00 pontos]
2: Descreva as características do modelo de administração pública burocrática e discorra a respeito das desvantagens desse modelo. [valor: 10,00 pontos]
3: Discorra sobre os conceitos de governança e de accountability na gestão pública e sobre a relação desses temas com o papel exercido pelos tribunais de contas. [valor: 9,00 pontos]
4: Relacione as diretrizes da Lei de Acesso à Informação com o controle social, destacando a função do Tribunal de Contas nessa atuação. [valor: 6,00 pontos]
5: Apresente uma conclusão, ao departamento responsável pela seleção, que retrate de que forma os novos gestores, cientes de todos esses conceitos, poderão contribuir para o aprimoramento e a modernização da gestão no TCE/X. [valor: 9,00 pontos]
Fecho: Respeitosamente,
Nome e Cargo: Futuro Auditor
Cargo: Auditor Fiscal de Controle Externo
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
Considere a seguinte situação:
Para que se cumpram adequadamente as técnicas do orçamento-programa, torna-se necessário desenvolver avaliações quantitativas e qualitativas das aplicações de recursos nos diversos programas e atividades voltados à execução das políticas públicas estabelecidas no orçamento.
Essas avaliações incorporam os conceitos contemporâneos de planejamento governamental, com ênfase na eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e transparência das ações realizadas em resposta às demandas sociais apresentadas, discutidas e aprovadas na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Nesse contexto, um cidadão, no pleno exercício de seus direitos constitucionais, apresentou denúncia aleg…
Uma Prefeitura de capital brasileira decidiu ampliar o uso de ferramentas típicas do modelo de gestão pública gerencial, buscando maior eficiência administrativa e qualidade nos serviços públicos. Como parte dessa iniciativa, determinou que todos os contratos e programas governamentais deverão observar critérios ESG (Environmental, Social and Governance), incentivando práticas sustentáveis, inclusão social e governança ética.
Considerando que o texto tem caráter unicamente motivador, discorra sobre o os modelos de gestão pública e os critérios ESG. Em seu texto, aborde, necessariamente, o que se pede a seguir:
- Explique as principais características do modelo de gestão pública gerencial e co…
Liderança denota um processo que influencia as atividades individuais e de grupos para que estas atinjam o resultado esperado e representa uma competência de caráter relacional baseada no exercício da influência. A regra é fazer com que o desejo, o interesse e o ânimo no outro seja despertado, a fim de que as pessoas adotem comportamentos ou cumpram tarefas, procurando atingir os objetivos da empresa, especialmente os expostos como de bem comum.
Os líderes são pessoas que influenciam o processo de mudança, por sua atitude de fazer as coisas acontecerem. São responsáveis pela coleta e junção das energias de um grupo para a conquista e superação de desafios, e capazes de perceber a necessidade…



