Consider the following hypothetical situation:
According to PMBOK 6, the project management office may have an organization-wide responsibility. It may play a role in supporting strategic alignment and delivering organizational values. The PMO is the natural liaison between the organization’s portfolios, programs, projects, and organizational measurement systems.
In a hypothetical organization, a decision is made to employ a PMO. The profile of this organization includes a good level of internal communication, a culture of governance and compliance, and some level of freedom for innovation in all its sub-units. At this point, the organization needs to decide the best PMO model to adopt, considering its profile.
Taking PMBOK 6 and the information in the text above into consideration, discuss the proposal of the project management office (PMO) for the aforementioned hypothetical organization, highlighting:
1 which type of PMO should be adopted and why, considering the organization’s profile;
2 how the chosen PMO model should support project managers.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O plano diretor de tecnologia da informação (PDTI) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) está em desenvolvimento, de acordo com o Guia de Elaboração do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP). Nesse contexto, um servidor foi designado para avaliar a aplicabilidade do BSC (Balanced Scorecard) e da análise SWOT no PDTI, bem como a aplicação de boas práticas do PMBOK (7.ª edição) afetas à governança de tecnologia da informação e comunicação em estudo, para serem implantadas no MPO. Por fim, o servidor deverá fazer uma avaliação sobre o gerenciamento de projetos com metodologias ágeis, com base no Scrum (nov./2020).
Considerando a situação hipotética ap…
Considerando o planejamento estratégico de tecnologia da informação e comunicação (PETI) para o período de 2015 a 2020 da diretoria-geral de tecnologia da informação (DGTEC) de um órgão estadual hipotético, redija um texto dissertativo acerca de um processo do COBIT 2019 e uma prática da ITIL 4 adequados para resolver cada uma das seguintes fraquezas nas áreas especificadas.
Em seu texto, aborde o nome e o objetivo de cada um desses processos e práticas no COBIT 2019 e na ITIL 4, respectivamente.
1 falta de gestão interna dos projetos para orquestrar os diversos setores da DGTEC, da área projeto [valor: 9,50 pontos]
2 falta de experiência no gerenciamento com fornecedores, da área envolvidos…
Hoje em dia, as mudanças em ambientes organizacionais ocorrem por meio de projetos. Os projetos apoiam as pessoas a se organizarem para planejar e realizar tais mudanças. O gerenciamento de projetos de tecnologia da informação, em particular, demanda estratégias organizadas e bem comunicadas para integrar ações e entregar resultados e produtos. De acordo com o PMBoK6, para atender aos objetivos do projeto, são utilizados processos de gerenciamento de projetos.
Considerando o PMBoK 6, defina o que é processo. Em seguida, o que é grupo de processo e quais são eles. Por fim, apresente os objetivos de cada um dos grupos de processos.



