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Q126407 | TI - Auditoria, Licitações e Contratos de TI
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2021
Órgao: ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
Cargo: Analista - APEX
Padrão de resposta Adaptada30 linhas

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Considere a seguinte situação hipotética:

Em determinado órgão integrante do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) a equipe de auditoria interna do órgão fiscalizou as contratações I e II em andamento.

Na contratação I, a equipe de contratação adotou a métrica homem-hora para aferição de esforço a ser realizado na prestação dos serviços de gestão de processos de TIC e de apoio técnico ao planejamento de soluções de TIC.

Na contratação II apenas a etapa de instituição da equipe de planejamento da contratação — formada somente pelo integrante administrativo — foi realizada na fase de planejamento da contratação, haja vista, esta contratação se referir à aquisição de materiais que é fornecida por empresa exclusiva.

A partir dessa situação hipotética e considerando a imparcialidade no respeito às regras vigentes e a postura profissional junto ao órgão e à auditoria interna do órgão, discorra, à luz da Instrução Normativa n.º 1/2019 ME/SLTI, sobre as diretivas concernentes às duas contratações, abordando:

1 quanto à contratação I:

a) adoção da métrica homem-hora para aferição de esforço;

b) contratação de gestão de TIC.

2 quanto à contratação II:

a) as etapas da fase de planejamento da contratação;

b) formação da equipe de planejamento da contratação.

Esta questão foi adaptada para 30 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Internet: <www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/orientacoes-para-contratacao> (com adaptações).

Considerando que o texto anterior tem …

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