Em uma operação de auditoria você foi encarregado de verificar o traço de concreto e o consumo de materiais de uma obra.
Para produzir 3 m3 de concreto, adotou-se o traço em massa de 1:1,8:3,2:0,8 (consumo de cimento: 320 kg/m3 de concreto).
Entretanto, após o recebimento da areia na obra, observou-se que ela apresentava um teor de umidade de 10,0%.
O agregado graúdo a ser usado está seco.
A ABNT NBR 18.886 de 2020 define os critérios de amostragem para concreto fresco a serem adotados em uma obra.
Responda:
1. Se o concreto será produzido no local, com betoneira estacionária de 500 L; para moldagem dos corpos de prova, segundo a ABNT NBR 18.886/20, entre que momentos deverá
ser realizada a coleta da amostra?
2. Calcule o traço em massa corrigido a ser adotado para os materiais da obra.
3. Qual a quantidade de água que será consumida (em L)?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A previsão de uma cláusula de matriz de riscos em contratos administrativos ordinários é uma das mais significativas inovações da Nova Lei de Licitações (Lei federal nº 14.133/2021).
Considerando a temática da a Gestão de Risco em obras públicas sob a ótica da Lei nº 14.133/2021, redija um texto dissertativo, em que discorra, de forma fundamentada, sobre os seguintes tópicos:
- Conceito de matriz de riscos e as informações que ela deve conter;
- A aplicação da matriz de risco em Obras e Regimes de Contratação mais complexos (contratação integrada e semi-integrada).
O fiscal técnico de um contrato de projeto básico/executivo para a construção de uma edificação pública avaliou os projetos, o cronograma físico-financeiro e o orçamento de referência. O valor orçado da obra foi de R$ 30 milhões, sendo executada em 3 anos. Ao concluir sua avaliação, observou os seguintes pontos:
- a divisão de circuitos do projeto elétrico estava inadequada, pois não atendia as exigências da norma vigente;
- o cronograma físico-financeiro previa 10 milhões de execução por ano; no primeiro ano de obra, a disponibilidade de recursos orçamentários era de apenas 5 milhões;
- a composição do BDI (bonificações e despesas indiretas) estava inadequada, pois não possuía todas as suas parc…
A execução de obras públicas deve observar os princípios da economicidade e da eficiência, conforme previsto na Lei nº 14.133/2021 e no Decreto nº 11.636/2023, buscando o melhor resultado possível com o uso racional dos recursos públicos. Nesse contexto, a análise de custo-benefício e a utilização de indicadores de desempenho são instrumentos que podem ser utilizados para subsidiar decisões técnicas e de controle.
Considerando esse cenário, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
- Explique a importância da análise de custo-benefício na gestão de obras públicas, mencionando parâmetros como o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retor…



