Utilize os fragmentos de texto a seguir como motivadores para a produção de sua redação. Não os copie.
Privacidade digital: eu não tenho nada a esconder
Fragmento I
Ao longo dos últimos 16 meses, enquanto venho debatendo sobre esse problema ao redor do mundo, toda vez me deparo com o mesmo argumento: “Eu não me preocupo muito sobre invasões de privacidade porque eu não tenho nada a esconder.” Minha reação também é sempre a mesma: ao pegar uma caneta e escrever meu endereço de e-mail num pedaço de papel, eu digo à pessoa “Aqui está meu endereço de e-mail. Agora eu quero que você me mande um e-mail com todas as suas senhas de todas as suas contas na internet. E não estou pedindo só as senhas das suas contas bonitinhas e respeitáveis que você utiliza no trabalho, mas TODAS as contas, porque eu quero poder fazer o que eu quiser com elas e ver tudo o que você estiver fazendo on-line, ler o que eu quiser ler e publicar o que eu julgar interessante. Até porque você não é uma pessoa má e, já que não está fazendo nada de errado, você não deve ter nada a esconder.” Nenhuma dessas pessoas me mandou o e-mail que pedi.
Glenn Greenwald em Por que privacidade importa? – TED Talk
Fragmento II
Mas falar que você não precisa ou não quer privacidade porque você não tem nada a esconder é assumir que ninguém deveria, ou poderia, esconder qualquer coisa — incluindo seu status de imigrante, histórico de desemprego, histórico financeiro, e histórico médico. Você estaria assumindo que ninguém, incluindo você mesmo, pode opor-se a revelar para qualquer pessoa informações sobre suas crenças religiosas, afiliações políticas e atividades sexuais, como se revelar esse tipo de informação fosse a mesma coisa do que revelar seus gostos musicais, filmes e livros prediletos.
Edward Snowden em Permanent Record.
Disponível em: <https://www.privacidade.digital/>. Acesso em: 15 jul. 2021.
A privacidade digital é o controle, pelo indivíduo, da disponibilidade de informações a seu respeito, relacionadas à navegação em sites de compartilhamento, redes sociais e comércio eletrônico.
Considerando a importância da segurança de dados para a vida dos cidadãos, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o seguinte tema:
Diferentes interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Questões Relacionadas
A história mostra a longa caminhada das brasileiras para se emanciparem politicamente. Somente em maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, as mulheres, pela primeira vez e em âmbito nacional, conquistaram o direito de votar e serem votadas. E foi apenas na Constituição Federal de 1988 que passaram a ser vistas como iguais aos homens. Em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral determinou aos partidos políticos a obrigatoriedade de reservar pelo menos 30% dos recursos do fundo eleitoral para as candidatas. Tivemos mais mulheres eleitas, mas não o suficiente para o equilíbrio de gêneros.
Renata Abreu. A Reforma Eleitoral deve incluir cota de gênero nas cadeiras
do Congresso…
Sabe-se que o concurso público deve visar contratar servidores que possuam vocação para trabalhar na Administração Pública. Partindo dessa premissa, o Governo Federal publicou o Guia Referencial para Concursos Públicos. O texto abaixo foi retirado deste guia:
Valorização do ethos e da vocação nos concursos públicos
No contexto profissional das servidoras e dos servidores públicos, o ethos pode ser visto como a forma pela qual essas pessoas interpretam e cumprem suas funções. Essa é uma questão relevante, porque servidoras e servidores tomam muitas decisões de impacto na vida dos cidadãos e no funcionamento do próprio Estado e devem atuar visando aos interesses da sociedade. Caso não percebam…
Texto I
“Financeirização” da pobreza
Espera-se, contudo, poder mostrar como as relações entre consumo, poupança e crédito não são mais as mesmas e nem envolvem os mesmos processos. Aqui, parte-se do argumento que o ponto de inflexão que permitiu uma alteração significativa no jogo de relações no interior do qual as práticas populares de consumo se estruturam consiste na proliferação dos mecanismos de crédito.
Há também que se levar em consideração uma série de fatores econômicos específicos situados em planos mais globais. Trata-se, primeiramente, da expansão do mercado de crédito, que partiu da estabilização da economia e do sistema financeiro brasileiros. A chegada do plano Real e o fim da…




Muito bom
Professor, para não ficar feio na folha não coloquei tema todo.
Tema: Diferentes interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital.
Olá, Denise. Este campo não é para o aluno tirar dúvidas com o curso, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
No caso de dúvida, pedimos que encaminhe pelo campo comentário na aula da resolução deste tema no seu curso, que o professor Bruno responderá.