Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
Brasil. Constituição Federal de 1988.
A luta pela terra é muito importante na identidade do povo Xokó. É uma memória dolorosa que, ao mesmo tempo, une e dá significado à comunidade enquanto povo. Após longo período de disputas e conflitos, mas sem nunca desistir do retorno ao seu território tradicional, os Xokó encontravam-se desde fins da década de 70 do século XX confinados à área da Caiçara e entorno da sede da Fazenda Belém, no estado de Sergipe, com o restante da área ocupado por fazendas de grandes proprietários da região. As dificuldades para a sobrevivência nessa pequena área, além do regime de exploração a que eram submetidos pelos fazendeiros na região, alimentou o desejo de retorno à totalidade do território tradicional que estava na memória desse povo. Dessa forma, por meio de sucessivas batalhas jurídicas e retomadas de terras das fazendas, foram aos poucos superando os obstáculos que impediam o acesso e a ocupação total de suas áreas. Nas últimas décadas sob o “regime dos fazendeiros”, a área denominada Caiçara era dividida em quatro grandes propriedades particulares: as fazendas Belém, Marias Pretas, Surubim e São Geraldo.
Internet: <https://www.gov.br/funai> (com adaptações).
Depois de décadas de conflito contra fazendeiros locais, famílias da etnia Xocó-Kuará da ilha de São Pedro finalmente conseguiram, em 1991, a demarcação de 4.316 hectares como a Terra Indígena (TI) Caiçara/Ilha de São Pedro. A homologação de seu território tradicional, contudo, não foi suficiente para pôr fim ao sofrimento, por séculos de descaso, da única etnia indígena remanescente no estado de Sergipe.
Garantido o direito fundiário, os índios agora reivindicam o atendimento a seus direitos sociais. Ainda é precária a infraestrutura de atendimento médico e educacional da ilha. As ações voltadas para a promoção da saúde indígena ainda são esporádicas e pontuais. Outra questão que tem mobilizado a etnia é a defesa de sua identidade cultural. Descendentes dos índios aldeados por uma antiga missão capuchinha, os Xocó também lutam pela restauração do patrimônio histórico da ilha de São Pedro, representado pela Igreja de São José. Depois de décadas sem adequada conservação, a igreja, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ameaça ruir e levar consigo parte da história daquele povo.
Internet: <http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br> (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de texto precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
POVOS INDÍGENAS E O DIREITO INALIENÁVEL À TERRA
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 a importância sociocultural dos povos originários para o estado de Sergipe; [valor: 9,00 pontos]
2 a luta dos povos indígenas, em especial dos Xocó, pela garantia do direito constitucional à terra. [10,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Situação hipotética:
O Ministério da Fazenda passou a utilizar um sistema de inteligência artificial (IA) para realizar a triagem automatizada de pedidos de restituição de tributos. O algoritmo classifica as solicitações em níveis de risco, priorizando aquelas com indícios de inconsistência. Após a implementação, servidores passaram a aprovar ou indeferir automaticamente parte dos pedidos com base nas recomendações geradas pelo sistema, sem análise individualizada dos casos. Algumas empresas, ao se sentirem prejudicadas, apresentaram reclamações, alegando falta de transparência e ausência de motivação administrativa nas decisões.
O caso foi levado à Controladoria-Geral da União (CGU), que de…
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) lançou recentemente a proposta de incrementar as investigações com inteligência artificial. A metodologia prevê ensinar um robô a fazer a leitura de dados específicos e os cruzamentos chave para a investigação.
O objetivo é desenvolver mecanismos que possam acelerar o combate à corrupção, fraudes e crimes cibernéticos. Isso é possível porque os softwares de última geração não apenas compreendem significados de conteúdos dentro dos documentos como também fazem correlações, sendo possível analisar milhares de páginas e estabelecer conexões automaticamente.
Clarisse Sieckenius de Souza. Avanço da inteligência artificial revoluciona
p…
De acordo com o Ministério da Saúde, os transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho são resultado de contextos de trabalho em interação com o corpo e o aparato psíquico dos trabalhadores. Entre os contextos geradores de sofrimento, estão: (a) a falta de trabalho ou a ameaça de perda de emprego; (b) o trabalho desprovido de significação, sem suporte social, não reconhecido; (c) situações de fracassos, acidente de trabalho ou mudança na posição hierárquica; (d) ambientes que impossibilitam a comunicação espontânea, manifestação de insatisfações e sugestões dos trabalhadores em relação à organização; (e) fatores relacionados ao tempo, ao ritmo e ao turno de trabalho; (f) jor…



