Segundo o art. 225 do Decreto no 3.048/1999, uma organização de trabalho (empresa) é obrigada a elaborar mensalmente a folha de pagamento da remuneração paga devida ou creditada a todos os trabalhadores (seus empregados), em duas vias, pelo menos, uma que será entregue ao trabalhador e uma cópia mantida pelo departamento de pessoal, anexa ao recibo de pagamento.
A elaboração da folha faz parte das obrigações acessórias, conforme estabelece a Previdência Social, e devem constar, inclusive, as alíquotas de contribuição deste como estabelecido no § 9o desse decreto, o qual dispõe que, na folha de pagamento, deverão estar discriminados: a) nome do segurado: empregado, trabalhador avulso, autônomo e equiparado, empresário, e demais pessoas físicas sem vínculo empregatício; b) cargo, função ou serviços prestados; c) parcelas integrantes da remuneração; d) parcelas não integrantes da remuneração (diárias, ajuda de custo e outros.); e) indicação do número de cotas de salário-família; f) indicação de cotas de pensão alimentícia; g) indicação de valores retidos, como IRRF e INSS (encargos sociais); e h) indicação do percentual e valor pago pela organização de trabalho, relativo ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 8 mar. 2021, com adaptações. Disponível em: <http://estacio.br/folhadepagamento>. Acesso em: 1o mar. 2021, com adaptações.
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo analisando a importância do alinhamento à necessidade das informações descritas na folha de pagamento e a obrigatoriedade de recolhimento do INSS e do IRRF diretamente a partir do salário-base percebido pelo trabalhador. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
- os princípios, os prazos e a diferença entre proventos e descontos constantes na folha de pagamento;
- o acompanhamento da frequência e do horário de trabalho do trabalhador, bem como a anotação de faltas e de horas extras na folha de pagamento;
- o objetivo relacionado ao valor pago pelo INSS; e
- a influência que o salário-família e (ou) a pensão alimentícia têm nos valores retidos para IRRF e INSS.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A prestação dos serviços pelos órgãos públicos é considerada, por grande parte da população, como muito lenta e de baixa qualidade, como são os casos de órgãos prestadores de serviços nas áreas de saúde e justiça.
Diante desse cenário, a Controladoria Geral do Distrito Federal (Secont-ES) realizou uma auditoria operacional na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES) para avaliar a excelência dos serviços prestados.
Durante o procedimento fiscalizatório, a equipe apurou que, ao final de todo atendimento pela área de emergência, é disponibilizada uma pesquisa de satisfação.
Apurou-se que, em 2021, 95% dos usuários do serviço alegaram que o serviço e lento e muito burocrático,…
Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
O Decreto no 11.246/2022 regulamentou o dispositivo previsto na nova lei de licitações ao dispor acerca das regras para atuação do agente de contratação e da equipe de apoio, do funcionamento da comissão de contratação e da atuação dos gestores e fiscais de contratos, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Texto 2
A administração, como ciência, evoluiu muito nos últimos séculos, e diversos conceitos, instrumentos; ferramentas foram criadas para auxiliar a gestão das organizações, sejam elas privadas ou públicas. A produtividade da sociedade aumentou, a qualidade dos bens e serviços foi aprimorada e, atualmen…
Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
Modelo de Multiple Streams
Em Agendas, alternatives and public policies, Kingdon procura responder à seguinte questão: por que alguns problemas se tornam importantes para um governo? Como uma ideia se insere no conjunto de preocupações dos formuladores de políticas, transformando-se em uma política pública? Kingdon considera as políticas públicas como um conjunto formado por quatro processos: o estabelecimento de uma agenda de políticas públicas; a consideração das alternativas para a formulação de políticas públicas, a partir das quais as escolhas serão realizadas; a escolha dominante entre o conjunto de alternativas disponíveis; e, finalmente,…



