Considerando que uma concessionária fornecedora de energia da região assinou um contrato com a pessoa jurídica XYZ Ltda. para fornecimento de energia elétrica. No contrato, além da tarifa de energia elétrica consumida, estava previsto o pagamento da demanda de energia, que a empresa precisaria para suas operações, chamada de “demanda contratada” ou “demanda de potência elétrica”.
Conforme previsto no contrato, a empresa XYZ pagaria pela demanda contratada independentemente se utilizar ou não toda a demanda disponibilizada.
Ao final do primeiro período de consumo, a empresa XYZ recebeu a fatura com o valor cobrado sobre a demanda contratada e o valor referente ao consumo efetivo de energia elétrica da empresa.
A partir da situação hipotética apresentada acima e as normas aplicáveis ao ICMS, redija um texto que responda, de modo justificado, aos seguintes questionamentos.
- Qual é o fato gerador do ICMS e quando se considera ocorrido este? Fundamente considerando a situação hipotética. [Valor: 7,75 pontos]
- É legal a inclusão, na base de cálculo do ICMS, do valor da demanda contratada? Fundamente considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. [Valor: 8,00 pontos]
- O acréscimo referente à aplicação de bandeiras tarifárias integra a base de cálculo do ICMS? Em caso positivo, qual é o fundamento legal? [Valor: 8,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em 15/05/2025, auditores da SEFAZ/SE iniciaram ação fiscal no estabelecimento da Alfa Indústria de Alimentos Ltda., inscrita no CC/SE, após cruzamentos indicarem omissões de receitas. A equipe: (i) lavrou termo de fiscalização e requisitou livros e documentos; (ii) diante de indícios de subfaturamento, apreendeu mercadorias e nomeou o gerente como fiel depositário; (iii) solicitou, sem ordem judicial, exame de documentos bancários da empresa; e (iv) lavrou Auto de Infração (AI), do qual o contribuinte foi cientificado. O gerente recusou a exibição de parte da escrituração e alegou nulidade das medidas por suposto excesso de poder e por falta de autorização judicial, bem como inexistência de …
A Taxa Estadual de Fiscalização e Serviços Diversos (TFSD), instituída pela Lei nº 8.638/2019, possui como fato gerador tanto o exercício do poder de polícia quanto a prestação de serviços públicos específicos e divisíveis. A legislação estabelece regras próprias de incidência, base de cálculo, pagamento, isenção e penalidades, distinguindo-se de outras espécies tributárias. Além disso, a arrecadação da taxa é destinada, de forma compartilhada, aos órgãos executores dos serviços e ao Tesouro Estadual.
Considerando o texto legal e os fundamentos constitucionais e doutrinários sobre o tema, responda, de forma fundamentada, às seguintes questões:
- Quais são os critérios legais para a caracteriz…
Juca e Joana haviam se casado no ano de 2010 no regime de comunhão total de bens. O casal era residente na cidade de Rio Branco – AC. Durante o casamento, adquiriram 3 imóveis no valor de R$ 400.000,00 cada, localizados na cidade Rio Branco. Além disso, foram comprados 3 imóveis no valor de R$ 500.00,00 cada, localizados na cidade de Cruzeiro do Sul – AC. No ano de 2022, o matrimônio teve fim. Ficou decidido que Juca ficaria com os imóveis localizados em Rio Branco e Joana com os imóveis localizados em Cruzeiro do Sul.
Frisa-se que o casal não possuía outros bens. Não houve qualquer benefício fiscal em relação a transmissão dos bens.
Considerando a legislação do Imposto sobre Tr…



